Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Aula prática de Ciências - Célula animal e vegetal

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS
CÉLULA ANIMAL E VEGETAL

 Refere-se a observação da estrutura de células animais e vegetais. Esta aula pode ser ministrada do 6º ano em diante, alterando apenas a abordagem do assunto, que deverá estar inserida no contexto de conhecimento prévio de cada turma. A prática é fácil, rápida e gera ótimos resultados de observação e diferenciação destas células. Segue o protocolo de aula prática:

OBSERVAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE CÉLULA ANIMAL E VEGETAL

MATERIAIS:
·         Lâminas e lamínulas;
·         Corante azul de metileno;
·         Cebola;
·         Pinça;
·         Palhetas para esfregaço da mucosa oral;
·         Pinça e faca;
·         Microscópio.

OBJETIVOS:
·         Elaborar lâmina para visualização de célula animal a partir de esfregaço da mucosa oral;
·         Elaborar lâmina para visualização de célula vegetal a partir de tecido interno da cebola;
·         Observar as estruturas dos dois tipos de células e apontar suas principais diferenças.

PROCEDIMENTO:
Para a montagem de lâmina vegetal: cortar a cebola e pegar um fragmento do tecido mais fino que fica entre as camadas mais grossas. Esticar o fragmento sobre uma lâmina, adicionar uma gota de corante azul de metileno sobre ele, cobrir com lamínula e tirar o excesso de líquido com papel absorvente. Colocar no microscópio para observação da estrutura da célula vegetal.

Para a montagem de lâmina animal: com uma palheta, raspar a parte interior da bochecha para que células da mucosa bucal se desprendam da parede. Depositar o material coletado sobre uma lâmina. Adicionar uma gota de azul de metileno, cobrir com lamínula e tirar o excesso de líquido com papel absorvente. Colocar no microscópio para observação da estrutura da célula animal.

Esta prática já foi desenvolvida algumas vezes pelo grupo e sempre gera resultados positivos. Na foto, a Pibidiana explica a célula animal utilizando um modelo anatômico da escola, antes de realizar a prática com uma turma do 6º ano da escola Princesa Isabel.


Um comentário: