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quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Xilema: reunindo conhecimentos de Ciência, Química e Física!

O trabalho interdisciplinar em sala de aula é um dos temas discutidos na área da educação atualmente e realmente é indispensável, já que uma única área do conhecimento não explica sozinha um fenômeno. Esse é o caso da atividade em questão: Xilema, sistema de vasos de condução responsável em realizar o transporte de seiva bruta nos vegetais superiores. Assunto fundamental em Botânica, estudado em Ciências e Biologia.
 Entretanto esse fator não é puramente biológico! Para que o transporte de seiva ocorra há fatores cooperativos ao longo do corpo do vegetal, propriedades físicas e químicas que auxiliam nesse sistema, como: sucção das folhas, força de adesão e coesão, força tênsil, capilaridade dos vasos...
 Em vista desses aspectos realizou-se um conjunto de atividades práticas envolvendo o Xilema com três turmas de nonos anos que nesse etapa estudam Física e Química em Ciências, como uma forma de unir as três áreas do conhecimento, visando um entendimento mais detalhado do processo.

Observação da localização dos vasos do xilema (pontos cor de rosa) com auxílio do microscópio e corante alimentar.

As atividades ocorreram com as turmas com práticas diferentes aplicadas em três etapas, sendo elas:
ü  1º etapa: Xilema e o uso do microscópio
ü  2º etapa: Xilema e fatores externos
ü  3º etapa: Analisando os experimentos
Explicando melhor cada uma das atividades trabalhadas.

1º etapa: Xilema e o uso do microscópio
A primeira atividade desenvolvida com a turma foi teórico/prático, com o intuito de relembrar os discentes sobre o xilema e após fazer o preparo de lâminas para observação dos vasos em microscópio.
A prática iniciou em sala de aula, no qual com auxílio de equipamento multimídia fez-se uma explicação sobre o xilema: onde é encontrado, suas funções, a relação do xilema com Física e Química...

Explicação teórica sobre o Xilema.

Após juntamente com os alunos fez o preparo de uma solução de corante alimentar e água, onde se dispôs ramos de flores de crisântemos. Então as turmas foram para o Laboratório de Ciências e em grupos, fizeram o corte do caule do crisântemo preparando uma lâmina para observação em microscópio. Uma vez que dispostas na solução os vasos do xilema conduzem água e pela ação do corante alimentar deixa corando os vasos, permitindo a observação de sua localização quando olhado no microscópio.

Alunos preparando lâminas para obervação em microscópio.

Alunos preparando lâminas para obervação em microscópio.

Alunos observando os vasos do xilema no microscópio.

Lâmina de obervação.

Observação em microscópio: pontos corados em rosa identificam a passagem do vasos do xilema.


2º etapa: Xilema e fatores externos
A segunda prática foi realizada no Laboratório de Ciências com o objetivo de comprovar visualmente a função do xilema através da coloração das flores e comparar se diferentes fatores externos causam influência no transporte.
Para isso os alunos foram divididos em seis grupos, onde cada um fez o preparo de uma solução diferente. Inicialmente efetuou-se uma explicação sobre o que é uma solução, suas aplicações, pH, retomando também o xilema.
As soluções preparadas foram as seguintes: ácida, básica, salina, controle, controle exposta ao sol, controle ao gelo.
Assim que todas as soluções foram preparadas cada grupo inseriu nela um ramo de crisântemo. Alguns grupos conseguiram observar ainda na aula, leves alterações na coloração das pétalas de algumas flores.
Terminado a prática as soluções permaneceram no laboratório para serem observadas na próxima aula. Da terça feira até na Quinta feira.

Alunos preparando as soluções.

Alunos preparando as soluções.


Alunos fazendo a medição do pH das soluções.


Alunos preparando as soluções.

Aluna cortando um ramo de crisântemo para dispor na solução.

3º etapa: Analisando os experimentos

A ultima prática foi também realizada no Laboratório de Ciências, onde os alunos analisaram os resultados obtidos com o experimento e construíram um pequeno relatório reunindo as informações de todos os grupos. Ainda entregou-se uma ficha de avaliação das atividades.

Soluções preparadas pela turma 9C.

Soluções preparadas pela turma 9B.

Soluções preparadas pela turma 9A.

Soluções das três turmas expostas ao sol.

Soluções das três turmas deixadas em uma vasilha com gelo.

Alunos fazendo anotações das análises do experimento.

Alunos fazendo anotações das análises do experimento.

Grupos compartilhando os resultados observados com todos os colegas.

Grupos compartilhando os resultados observados com todos os colegas.

Alunos anotando as observações.

Anotações referente as observações.


Turma com seu experimento.


As práticas foram produtivas promovendo a participação ativa dos alunos e permitindo  uma abordagem interdisciplinar do assunto. Contou com aprovação da maioria dos envolvidos, que destacaram a importância das atividades práticas para a construção. dos conehcimentos.

FICHA TÉCNICA
Data: 17/10/17, 24/10/17 e 26/10/17.
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara.
Turma: 3 turmas de nonos anos (9A, 9B e 9C)
Número de alunos atendidos: 100 alunos.
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Bruna Trevisol, Luana Boeira, Tatiane Eitelven e Luciana Bonato Lovato.



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