Acessorando os alunos em atividade prática de dissecação do coração. |
A
possibilidade de atuar como bolsista do PIBID, no projeto de revitalização do
Laboratório de Ciências na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara
foi uma experiência ímpar quanto à atuação docente na área de Ciências e
Biologia. Sabe-se da importância da união entre teoria e prática em sala de
aula, inclusive muito tem-se ouvido falar. Todavia, nada mais concreto do que
vivenciar a condição para poder compreender a dimensão de sua importância.
Nessa
experiência tivemos a oportunidade de acompanhar e atuar ativamente, durante um
ano letivo, no processo de revitalizar o espaço do laboratório, a fim de
torna-lo apto a receber os alunos para realização de atividades experimentais,
bem como montando e aplicando essas atividades.
Inicialmente
tínhamos um espaço muito bom, com bom acervo de materiais e equipamentos, mas
também estava cheio de entulhos, que dava ao laboratório a aparência de depósito
e tornava inviável a realização de qualquer tarefa lá.
Aos
poucos tornamos aquele lugar organizado e pronto para receber todas as turmas
da escola: desde o sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino
médio. A abrangência da atuação com
diferentes anos escolares permitiu que entrássemos em contato com uma série de
conteúdos distintos, para os quais foi preciso criar práticas diferenciadas que
pudessem auxiliar os alunos a dar mais significado aos conteúdos teóricos
apreendidos em sala de aula.
Ainda,
tivemos a oportunidade de entrar em contato com muitas de suas opiniões. E o
que mais surpreendia através dos relatos era que a escola possuía um
Laboratório, que muitos nunca haviam usufruído anteriormente às ações do PIBIDl
e que, através das práticas, ficavam com o desejo de ter mais momentos assim.
Todos
esses fatos fizeram com fosse possível comprovar que não há como compreender
Ciências e Biologia sem o mínimo de práticas que permitam ao discente realizar
experimentos e conseguir associá-los com sua realidade cotidiana.
O
fato de atuar com uma diversidade de turmas, proporcionou experiências
múltiplas, o que nos deixou em contato com inúmeras possibilidades, técnicas e
métodos de se trabalhar prática em aula com diferentes anos e assuntos.
Como
nós bolsistas é que montávamos as práticas e aplicávamos aos alunos nos
colocamos diretamente na situação de docentes, o que possibilitou um claro
entendimento de que as atividades experimentais são uma grande aliada da sala
de aula tanto para professores, quanto para alunos, uma vez que podem ser uma
ferramenta facilitadora na construção de conhecimentos significativos, quando
utilizada com dinamismo, planejamento e organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário