Páginas

sábado, 27 de janeiro de 2018

Relato de vivência de Tatiane Eitelven

Acessorando os alunos em atividade prática de dissecação do coração.


A possibilidade de atuar como bolsista do PIBID, no projeto de revitalização do Laboratório de Ciências na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara foi uma experiência ímpar quanto à atuação docente na área de Ciências e Biologia. Sabe-se da importância da união entre teoria e prática em sala de aula, inclusive muito tem-se ouvido falar. Todavia, nada mais concreto do que vivenciar a condição para poder compreender a dimensão de sua importância. 

Nessa experiência tivemos a oportunidade de acompanhar e atuar ativamente, durante um ano letivo, no processo de revitalizar o espaço do laboratório, a fim de torna-lo apto a receber os alunos para realização de atividades experimentais, bem como montando e aplicando essas atividades. 

Inicialmente tínhamos um espaço muito bom, com bom acervo de materiais e equipamentos, mas também estava cheio de entulhos, que dava ao laboratório a aparência de depósito e tornava inviável a realização de qualquer tarefa lá. 

Aos poucos tornamos aquele lugar organizado e pronto para receber todas as turmas da escola: desde o sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.  A abrangência da atuação com diferentes anos escolares permitiu que entrássemos em contato com uma série de conteúdos distintos, para os quais foi preciso criar práticas diferenciadas que pudessem auxiliar os alunos a dar mais significado aos conteúdos teóricos apreendidos em sala de aula. 

Ainda, tivemos a oportunidade de entrar em contato com muitas de suas opiniões. E o que mais surpreendia através dos relatos era que a escola possuía um Laboratório, que muitos nunca haviam usufruído anteriormente às ações do PIBIDl e que, através das práticas, ficavam com o desejo de ter mais momentos assim. 

Todos esses fatos fizeram com fosse possível comprovar que não há como compreender Ciências e Biologia sem o mínimo de práticas que permitam ao discente realizar experimentos e conseguir associá-los com sua realidade cotidiana. 

O fato de atuar com uma diversidade de turmas, proporcionou experiências múltiplas, o que nos deixou em contato com inúmeras possibilidades, técnicas e métodos de se trabalhar prática em aula com diferentes anos e assuntos. 

Como nós bolsistas é que montávamos as práticas e aplicávamos aos alunos nos colocamos diretamente na situação de docentes, o que possibilitou um claro entendimento de que as atividades experimentais são uma grande aliada da sala de aula tanto para professores, quanto para alunos, uma vez que podem ser uma ferramenta facilitadora na construção de conhecimentos significativos, quando utilizada com dinamismo, planejamento e organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário