Páginas

sábado, 27 de janeiro de 2018

• Relato de vivência de Raquel de Villa


A revitalização do laboratório de ciências realizada na escola Mestre Santa Bárbara no ano de 2017 proporcionou inúmeros benefícios, tanto para as bolsistas do PIBID, quanto para os discentes da escola.

Por meio desta revitalização foi possível a realização de diversas atividades práticas envolvendo tanto as turmas de ensino fundamental, quanto de ensino médio, além de restabelecer a utilização deste espaço tão importante dentro de uma escola, o qual encontrava-se como depósito de vestuário e maquetes de projetos realizados pelos alunos em diferentes disciplinas.

Além da Biologia, o laboratório é utilizado para a realização de diversas atividades envolvendo outras disciplinas como química e física, oportunizando aos alunos terem contato com este ambiente.

As aulas práticas são imprescindíveis na preparação e aplicação de planos de trabalhos pelos acadêmicos com atividades de aprendizagem ativa, pois é através destas os alunos têm a oportunidade de observar e executar o que lhes foi proposto em sala de aula de forma teórica.

Além disso, estas aplicações despertam o interesse dos alunos de forma a facilitar o processo de ensino/aprendizagem, pois fogem dos padrões de aulas expositivas que se tornam maçantes ao longo do tempo.

Projeto de instalação do aquário na EMTI São Roque, que serviu de base para implantação na EEEM Mestre Santa Bárbara.

Sem dúvidas as oportunidades vivenciadas pelos bolsistas durante o projeto, resultaram na ampliação do conhecimento teórico, mostrando uma necessidade de aprimoramento na forma de aplicar os conteúdos e buscar alternativas que possibilitem melhor maneira didática de construir o conhecimento junto ao aluno.

Em determinadas oportunidades percebemos que o nosso planejamento precisava ser adaptado de acordo com as necessidades das turmas, concretizando as discussões teóricas realizadas ao longo do curso de licenciatura, as quais enfatizavam que o planejamento não é estático e definitivo, devem ter a plasticidade para suportar os ajustes necessários, uma vez que o conteúdo precisa ser adequado à realidade de cada grupo de alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário