Por meio desta revitalização foi possível a realização de diversas atividades práticas envolvendo tanto as turmas de ensino fundamental, quanto de ensino médio, além de restabelecer a utilização deste espaço tão importante dentro de uma escola, o qual encontrava-se como depósito de vestuário e maquetes de projetos realizados pelos alunos em diferentes disciplinas.
Além da Biologia, o laboratório é utilizado para a realização de diversas atividades envolvendo outras disciplinas como química e física, oportunizando aos alunos terem contato com este ambiente.
As aulas práticas são imprescindíveis na preparação e aplicação de planos de trabalhos pelos acadêmicos com atividades de aprendizagem ativa, pois é através destas os alunos têm a oportunidade de observar e executar o que lhes foi proposto em sala de aula de forma teórica.
Além disso, estas aplicações despertam o interesse dos alunos de forma a facilitar o processo de ensino/aprendizagem, pois fogem dos padrões de aulas expositivas que se tornam maçantes ao longo do tempo.
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Projeto de instalação do aquário na EMTI São Roque, que serviu de base para implantação na EEEM Mestre Santa Bárbara. |
Sem dúvidas as oportunidades vivenciadas pelos bolsistas durante o projeto, resultaram na ampliação do conhecimento teórico, mostrando uma necessidade de aprimoramento na forma de aplicar os conteúdos e buscar alternativas que possibilitem melhor maneira didática de construir o conhecimento junto ao aluno.
Em determinadas oportunidades percebemos que o nosso planejamento precisava ser adaptado de acordo com as necessidades das turmas, concretizando as discussões teóricas realizadas ao longo do curso de licenciatura, as quais enfatizavam que o planejamento não é estático e definitivo, devem ter a plasticidade para suportar os ajustes necessários, uma vez que o conteúdo precisa ser adequado à realidade de cada grupo de alunos.
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