Páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

• Relato de vivência de Aline de Godoy

Minha primeira participação do projeto PIBID foi no primeiro semestre do ano de 2016, uma oportunidade do meu curso na área de licenciatura de Ciências Biológicas da UCS-CARVI. Atuei na Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Isabel, em Bento Gonçalves - RS, com outros 4 bolsistas, Igor Pozzebon, Kétini Baccin, Thaisa Pizzol e Willian Lando, a professora supervisora Ariane Pegoraro e a coordenadora Gládis Frank. Os quais sempre se mantiveram presente e disponíveis para a realização das atividades na Escola, e auxílio na organização dos exercícios nas reuniões mensais. Além de haver uma segunda escola na qual o projeto foi posto em prática.

Reunião do grupo atuante do PIBID para elaboração das atividades. Bolsista William Lando ausente neste dia, porém sempre participativo nas atividades;
 
Ao longo do programa, foram realizados diversos sub-projetos em ambas escolas, entre anos iniciais e finais, por exemplo: o caderno de ervas medicinais, a produção de vulcões, atividades representando a erosão do solo, a separação de misturas, jogos de ciências, a germinação das plantas, diversas atividades sobre alimentação, os estados físicos da água, prática da célula vegetal e animal, sustentabilidade, estudo aprofundado dos biomas brasileiros, revitalização da horta, oficina de fósseis e diversas práticas que eram solicitadas ao longo do ano, pelos professoras para a complementação da matéria explicada em sala de aula. 
Atividades realizadas ao longo do programa PIBID na Escola Princesa Isabel, o caderno de ervas medicinais, o projeto sustentabilidade e a prática da célula vegetal e animal, respectivamente;

Um dos projetos que necessitou muito envolvimento e colaboração dos bolsistas, foi a atividade desenvolvida com o uso do QR CODE como forma de aprendizagem. A ideia principal do trabalho era envolver os alunos em dinâmicas ao qual, haveria mais participação e interesse da parte deles. Entender as situações do cotidiano em que a tecnologia deva ser vista como um aliado ao aprendizado do estudante.

Assim o uso do QR CODE na atividade dos biomas, com as turmas de 6º ano da Escola Princesa Isabel, foi eficaz para a compreensão da importância das espécies de fauna e flora existentes na região, principalmente as em extinção. Seu habitat, o que comem (fauna) e se dão frutos ou flores (flora).

Estimular o lado artístico dos alunos, envolvendo as aulas de artes, para a produção das figuras e do mapa do Brasil, caprichando nas particularidades das espécies, além de representar os limites de cada bioma e suas características típicas estudadas em sala de aula. Uma forma de pôr em prática o que se aprendeu e expressar suas opiniões em grupos, debatendo sobre questões da atividade. Além de abordar o desmatamento de muitas áreas pela ação antrópica atual. 

Uma ferramenta de aprendizagem diferente da rotina dos estudantes, pois o exercício requeria a utilização do aparelho celular dos mesmos, ação essa que mais gostavam de mexer. Caso algum colega não possuía o dispositivo podiam trabalhar juntos, assim um ajudava o outro, estimulando o trabalho em equipe dos jovens. E receberam a assistência para o processo de download do aplicativo de QR CODE. 

Ao final do período do projeto a satisfação dos bolsistas envolvidos em ver como os estudantes “entraram de cabeça” na atividade foi sensacional, a forma como os cativou e ao mesmo tempo transmitir o conhecimento adquirido para os demais estudantes da escola é sem igual.

Turma de 6º ano após conclusão do projeto QR CODE;
   
Essa participação de dois anos do projeto PIBID foram gratificantes pela enorme experiência que acarretará em meu futuro profissional, além de meu crescimento como ser humano, compreendendo as diferentes ideologias das pessoas, seja elas estudantes, professores ou colaboradores. 

Atenciosamente, 
Bolsista Aline de Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário