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segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Relato de Experiências



Indubitavelmente o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é uma das melhores bolsas já oferecidas a estudantes de licenciatura. Ela permite e permitiu a diversos discentes de diferentes áreas a adentrar nas escolas públicas e vivenciar o ambiente escolar unificando duas vertentes importantes para o ensino e a aprendizagem:  que é a teoria e a prática.
Sobretudo, não posso deixar de começar este relato de experiência sem afirmar meu contentamento e orgulho de ter participado durante quase a totalidade do tempo permitido, que são 4 anos. Destro destes anos, vivenciei inúmeros momentos bons e também alguns nem tão bons, mas que serviram para a minha formação como futuro professor.
Iniciei minhas atividades na Escola de Ensino Fundamental Princesa Isabel. Ali tive a oportunidade de trabalhar com diferentes professores e profissionais, exercendo de fato a interdisciplinaridade. Começamos organizando o laboratório, local que foi muito utilizado durante estes anos. Depois pude trabalhar com lousa interativa, horta escolar, terrário, formigário, música, artes, etc. tudo voltado a ciências da vida. Estas atividades geraram um acervo para o futuro de grande valia, para mim e para meus colegas.
Durante dois anos, consegui manter ativo meu hábito de escrever o diário de campo, ou melhor, relatório de todas as atividades ou participações na escola. Processo que também gerou uma quantidade ótima de conhecimento e informações que podem ser usados em um futuro próximo.
Porém, sempre me achei um tanto quanto hiperativo, fato que me possibilitou estar inquieto perante novas experiências. Mais tarde, mais precisamente no segundo ano, também estive participando de atividades em outras escolas, como o Dona Isabel, e mais tarde o Cecilia Meireles e por fim, com o último projeto do PIBID sobre fósseis no Mestre Santa Barbara. Sem sombra de dúvida, esse rodízio, por assim dizer, foi é muito importante, para conhecer diferentes realidades educacionais .
Entretanto, não posso deixar de citar o projeto LABCI. Este integrado ao nosso subproejto do PIBID, proporcionou aos bolsistas outras tantas experiências magníficas. Diversas escolas foram atendidas e dentre as oficinas oferecidas, as mais presentes e emblemáticas  foram a de briófitas e pteridófitas e botânica, atividades de laboratório e fósseis. O que aumentou ainda mais o leque de possibilidades, que podem ser trabalhadas em sala de aula, pois demonstrou o quão rico é nosso planeta, como um laboratório imenso de aprendizado.
Cabe ressaltar, sem pestanejar, que o PIBID e LABCI juntos, proporcionaram a meu currículo, diversas participações em congressos e seminários. Dentre estes, congressos internacionais, encontros regionais, apresentações de trabalhos e artigos publicados. Tudo isso só soma em nossa carreira e vida, pois deixa gravada as nossas experiências pelo Brasil.
Por fim, não posso deixar de destacar quantas coisas boas aprendemos com todos os nossos supervisores, mas, obviamente, com quem mais convivi tem maior importância para minha trajetória no PIBID, sendo a própria coordenadora, Gladis Franck da Cunha e Ariane Pegoraro Nuncio, exemplos de profissionalismo e espelhos para nossa profissão.
Sem mais, como formando que sou, sentirei saudades dos colegas, em especial, Aline de Godoy e Ketini Baccin, pelas diversas oportunidades de aprendizado e as magníficas experiências que pude ter. Só resta um imenso obrigado a todos.

Willian Lando Czeikoski




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