Indubitavelmente
o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é uma das melhores
bolsas já oferecidas a estudantes de licenciatura. Ela permite e permitiu a
diversos discentes de diferentes áreas a adentrar nas escolas públicas e vivenciar
o ambiente escolar unificando duas vertentes importantes para o ensino e a
aprendizagem: que é a teoria e a prática.
Sobretudo,
não posso deixar de começar este relato de experiência sem afirmar meu
contentamento e orgulho de ter participado durante quase a totalidade do tempo
permitido, que são 4 anos. Destro destes anos, vivenciei inúmeros momentos bons
e também alguns nem tão bons, mas que serviram para a minha formação como
futuro professor.
Iniciei
minhas atividades na Escola de Ensino Fundamental Princesa Isabel. Ali tive a
oportunidade de trabalhar com diferentes professores e profissionais, exercendo
de fato a interdisciplinaridade. Começamos organizando o laboratório, local que
foi muito utilizado durante estes anos. Depois pude trabalhar com lousa interativa,
horta escolar, terrário, formigário, música, artes, etc. tudo voltado a ciências
da vida. Estas atividades geraram um acervo para o futuro de grande valia, para
mim e para meus colegas.
Durante
dois anos, consegui manter ativo meu hábito de escrever o diário de campo, ou
melhor, relatório de todas as atividades ou participações na escola. Processo
que também gerou uma quantidade ótima de conhecimento e informações que podem
ser usados em um futuro próximo.
Porém,
sempre me achei um tanto quanto hiperativo, fato que me possibilitou estar
inquieto perante novas experiências. Mais tarde, mais precisamente no segundo
ano, também estive participando de atividades em outras escolas, como o Dona Isabel, e
mais tarde o Cecilia Meireles e por fim, com o último projeto do
PIBID sobre fósseis no Mestre Santa Barbara. Sem sombra de dúvida, esse rodízio,
por assim dizer, foi é muito importante, para conhecer diferentes realidades educacionais .
Entretanto,
não posso deixar de citar o projeto LABCI. Este integrado ao nosso subproejto do PIBID, proporcionou
aos bolsistas outras tantas experiências magníficas. Diversas escolas foram atendidas
e dentre as oficinas oferecidas, as mais presentes e emblemáticas foram a de briófitas e pteridófitas e botânica, atividades de
laboratório e fósseis. O que aumentou ainda mais o leque de possibilidades, que podem ser
trabalhadas em sala de aula, pois demonstrou o quão rico é nosso planeta, como
um laboratório imenso de aprendizado.
Cabe
ressaltar, sem pestanejar, que o PIBID e LABCI juntos, proporcionaram a meu
currículo, diversas participações em congressos e seminários. Dentre estes, congressos
internacionais, encontros regionais, apresentações de trabalhos e artigos
publicados. Tudo isso só soma em nossa carreira e vida, pois deixa gravada as
nossas experiências pelo Brasil.
Por
fim, não posso deixar de destacar quantas coisas boas aprendemos com todos os nossos
supervisores, mas, obviamente, com quem mais convivi tem maior importância
para minha trajetória no PIBID, sendo a própria coordenadora, Gladis Franck da
Cunha e Ariane Pegoraro Nuncio, exemplos de profissionalismo e espelhos para
nossa profissão.
Sem
mais, como formando que sou, sentirei saudades dos colegas, em especial, Aline
de Godoy e Ketini Baccin, pelas diversas oportunidades de aprendizado e as
magníficas experiências que pude ter. Só resta um imenso obrigado a todos.
Willian Lando Czeikoski
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