Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Relato de Experiencias

Ter participado do PIBID foi uma experiência única, isso eu posso dizer com certeza, porque a pesar dos estágios obrigatórios da licenciatura serem bons, não mostram totalmente a realidade das escolas.
Antes de ter participado desse projeto eu imaginava coisas bem diferentes da real situação das salas de aula.
Eu pensava que o professor deveria passar o conteúdo, corrigir o tema e assim seriam formados os bons cidadãos. Eu não poderia estar mais errado do que isso.
Ter convivido tanto tempo em sala de aula me fez perceber que todo mundo tem necessidades e que para o aprendizado ser lapidado, muitas barreiras terão que ser quebradas.
Um dos maiores desafios do professor é tornar sua aula interessante.
O projeto PIBID realmente foi criado para fazer o ensino dar certo, tornando a aprendizagem uma coisa divertida.
Atuando no projeto de fósseis
A pesar de as vezes tudo parecer conspirar contra: A escola não ter verba suficiente para bancar aquele projeto legal, ou nem sempre esse projeto vai agradar todo mundo, ou ainda o tempo ser bem corrido para passar todo o conteúdo necessário, fazer projetos com estratégias diferenciadas é possível.
Um dos projetos realizados da qual participei, o projeto de QR Code dos sistemas do corpo humano me mostrou que quando queremos, podemos realizar tudo.
Esse projeto teve por intuito vincular ensino e tecnologia no mesmo trabalho.
Conseguiu-se fazer com que os alunos se divertissem e ao mesmo tempo aprendessem diversas coisas sobre o funcionamento do corpo humano.
O projeto consistia em estudar um sistema do corpo em específico, e após sanadas todas as dúvidas os alunos confeccionariam o sistema em tecido EVA. Após confeccionados todos os órgãos do sistema, eram confeccionados QR Codes, onde eram escritas informações sobre os órgãos e o sistema como um todo. Esses QR Codes poderiam ser lidos com um aplicativo de celular.
O melhor de tudo é que trouxe informações a todos que tinham interesse em saber mais sobre o assunto, pois esses projetos ficaram expostos para toda a escola, ficando ao alcance de pais, professores, diretores, funcionários e alunos.
Depois desse projeto, percebi que tudo pode ser realizado com os alunos e que há métodos de tornar a aula interessante e fazer com que todos participem. É de extrema importancia dar valor e atenção aos jovens de hoje, que serão os cidadãos conscientes de amanhã e claro, é possivel sim usar tecnologia em sala de aula.
Meu aprendizado nessa trajetória de PIBID foi indescritível, crescendo muito como pessoa e com certeza sendo um melhor profissional no futuro. Sou muito grato a isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário