Uso do celular para leitura de QRcode |
Muitos dizem que a tecnologia atrapalha o desenvolvimento em sala de
aula, porém estudos realizados no mundo inteiro mostram que ela se torna uma
forte aliada quando usada corretamente.
O QR code é um código de barras, que tem a capacidade de ser lido
rapidamente por aplicativos manuseados por pessoas. Atuelmente é bastante utilizado por
indústrias, revistas e propagandas, onde armazana URLS que depois são
direcionadas para sites, ou até mesmo pode ser facilmente escaneadas por
qualquer celular moderno, onde existem aplicativos que tem a capacidade de ler
o link.
A utilização do QR code tornou-se popular juntamente com o uso da
intenet em celulares, visando uma boa estratégia para o público jovem.
A ideia do QR code foi levar ao aluno conteúdo/informações de conteúdos
estudados com mais tecnologia e diversão.
O projeto deu-se no segundo semestre de 2016, sendo realizado por alunos dos oitavos anos da Escola Princesa Isabel, e teve realização do seguinte modo: primeiro estudava-se o sistema
específico.
Trabalhava-se com ele, vendo como funcionava, órgãos que faziam parte do
mesmo, e esclarecia-se dúvidas.
Depois disso era realizada a parte prática, onde os alunos
confeccionavam todos os órgãos que faziam parte do sistema em tecido de EVA.
Alunos elaborando os textos |
Após confeccionar o sistema, com o auxilio de computadores eram criados
os QR Codes, onde depositava-se a informação necessária. Essa informação os
alunos obtinham através de livros, internet e no próprio conteúdo dado em sala
de aula.
Depois de prontos os QR Codes, os mesmos eram colados em cima do órgão
em si e com o auxilio de um aplicativo de celular era possível ver o conteúdo.
O melhor de tudo foi é que o projeto ficou exposto nas dependências
da escola, tornando possível a visualização por todos que tinham interesse.
A
metodologia dos QR Codes animou bastante os alunos, o que os deixavam ansiosos
por estar sempre fazendo mais e mais o projeto, sendo que alguns diziam que
gostariam que seus pais vissem o projeto, tirando assim fotos para mostrar aos
seus pais e familiares o belo trabalho realizado.
Visualizaram o projeto pais, professores de outras áreas, funcionários,
diretora e outros alunos.
O resultado do projeto foi fascinante por mostrar que é
possível sim criar uma aula interessante, divertida, onde todos possam
participar,e aprender sobre o conteúdo proposto.
Cabe ressaltar também que um projeto dessa magnitude trabalha todas as
áreas do cérebro bem como estimula as competências dos jovens, que ainda estão
em formação e propicia a aprendizagem.
O projeto foi concluído ao término do ano letivo e (infelizmente) não possível abordar todos os sistemas do corpo humano, o que torna plena a necessidade de dar continuidade a um projeto tão esplêndido como esse.Apresentação dos dados na III Mostra Pedagógica de Ciências (2016) |
Bolsistas: Igor Pozzebon,Thaisa Dalpizzol
Orientador: Ariane Pegoraro e Gladis Franck da Cunha
Realizado: De Agosto a Dezembro de 2016
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel
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