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quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Educação e Tecnologia - QR Code em sala de aula



Uso do celular para leitura de QRcode
  A tecnologia se faz cada vez mais presente na atualidade. Ela participa do trabalho, do dia a dia e claro, da educação.


Muitos dizem que a tecnologia atrapalha o desenvolvimento em sala de aula, porém estudos realizados no mundo inteiro mostram que ela se torna uma forte aliada quando usada corretamente.
O QR code é um código de barras, que tem a capacidade de ser lido rapidamente por aplicativos manuseados por pessoas. Atuelmente é bastante utilizado por indústrias, revistas e propagandas, onde armazana URLS que depois são direcionadas para sites, ou até mesmo pode ser facilmente escaneadas por qualquer celular moderno, onde existem aplicativos que tem a capacidade de ler o link.

A utilização do QR code tornou-se popular juntamente com o uso da intenet em celulares, visando uma boa estratégia para o público jovem.
A ideia do QR code foi levar ao aluno conteúdo/informações de conteúdos estudados com mais tecnologia e diversão.

O projeto deu-se no segundo semestre de 2016, sendo realizado por alunos dos oitavos anos da Escola Princesa Isabel, e teve realização do seguinte modo: primeiro estudava-se o sistema específico.

Trabalhava-se com ele, vendo como funcionava, órgãos que faziam parte do mesmo, e esclarecia-se dúvidas.
Depois disso era realizada a parte prática, onde os alunos confeccionavam todos os órgãos que faziam parte do sistema em tecido de EVA.
Alunos elaborando os textos


Após confeccionar o sistema, com o auxilio de computadores eram criados os QR Codes, onde depositava-se a informação necessária. Essa informação os alunos obtinham através de livros, internet e no próprio conteúdo dado em sala de aula.

Depois de prontos os QR Codes, os mesmos eram colados em cima do órgão em si e com o auxilio de um aplicativo de celular era possível ver o conteúdo.
O melhor de tudo foi é que o projeto ficou exposto nas dependências da escola, tornando possível a visualização por todos que tinham interesse.
A metodologia dos QR Codes animou bastante os alunos, o que os deixavam ansiosos por estar sempre fazendo mais e mais o projeto, sendo que alguns diziam que gostariam que seus pais vissem o projeto, tirando assim fotos para mostrar aos seus pais e familiares o belo trabalho realizado.
Visualizaram o projeto pais, professores de outras áreas, funcionários, diretora e outros alunos.
O resultado do projeto foi fascinante por mostrar que é possível sim criar uma aula interessante, divertida, onde todos possam participar,e aprender sobre o conteúdo proposto.
Cabe ressaltar também que um projeto dessa magnitude trabalha todas as áreas do cérebro bem como estimula as competências dos jovens, que ainda estão em formação e propicia a aprendizagem.
O projeto foi concluído ao término do ano letivo e (infelizmente) não possível abordar todos os sistemas do corpo humano, o que torna plena a necessidade de dar continuidade a um projeto tão esplêndido como esse.
Apresentação dos dados na III Mostra Pedagógica de Ciências (2016)


Bolsistas: Igor Pozzebon,Thaisa Dalpizzol
Orientador: Ariane Pegoraro e Gladis Franck da Cunha
Realizado: De Agosto a Dezembro de 2016
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel

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