Grupo de alunos observando seu terrário, para posterior preenchimento da ficha de observação. |
Este artigo
descreve e analisa o projeto “Construindo Conhecimentos em Ciências com a
Horta Escolar” foi realizado na Escola Municipal de Turno Integral São Roque
Professora Nilza Côvolo Kratz, com alunos do primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental.
Neste projeto, por meio de diferentes estratégias de ação no espaço da horta e no laboratório de ciências da escola, objetivou desenvolver habilidades e competências relacionadas à horta escolar; promovendo a alfabetização científica e incentivando a alimentação saudável com o cultivo de hortaliças.
Neste projeto, por meio de diferentes estratégias de ação no espaço da horta e no laboratório de ciências da escola, objetivou desenvolver habilidades e competências relacionadas à horta escolar; promovendo a alfabetização científica e incentivando a alimentação saudável com o cultivo de hortaliças.
2- O PIBID-BIOLOGIA NA REVITALIZAÇÃO DOS
LABORATÓRIOS NAS ESCOLAS PARCEIRAS.
Autoras: Luciana Bonato Lovato; Ana Paula de Souza; Bruna
Trevisol Dupont; Raquel de Villa e Gladis Franck da Cunha
Este artigo reflete
sobre as ações e resultados da revitalização dos Laboratórios de Ciências nas
escolas parceiras, que se constituiu em uma das principais atividades do
subprojeto do PIBID Ciências Biológicas do CARVI, desde sua implantação em 2014
até o encerramento deste edital em 2018.
Estas revitalizações incluíram a organização
do espaço físico e dos equipamentos, bem como a elaboração de roteiros de
práticas para auxiliar os professores a preparar suas aulas. Como resultados destas
ações, muitos professores puderam oferecer aulas práticas que contribuíram para
o estabelecimento de relações entre os conceitos teóricos e os eventos práticos
que permeiam o cotidiano.
3- ESTRATÉGIA PRÁTICA PARA ENSINO DE
PALEONTOLOGIA
Este artigo discute a importância do ensino da Paleontologia como parte integrante do Ensino de Ciências e Biologia e descreve uma oficina de simulação de produção de fósseis, cujos resultados sugerem que esta é uma ótima prática para trabalhar conceitos básicos sobre o aparecimento e desenvolvimento da vida no planeta Terra.
4- DUAS PROPOSTAS PARA USO DE TICs NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Aline de Godoy; Kétini Baccin ; Willian Lando Czeikoski; Igor Pozzebon;Thaisa Dal PIzzol1; Gladis Franck da Cunha e Ariane Pegoraro Nuncio
Esse resumo expandido contextualizou e refletiu sobre duas experiências de uso do QRcode como recurso para ensino de conteúdos de Ciências de 8º e 6º ano do Ensino Fundamental, realizadas em uma escola pública da rede municipal de Bento Gonçalves, a qual atende alunos de classes populares.
Este artigo discute a importância do ensino da Paleontologia como parte integrante do Ensino de Ciências e Biologia e descreve uma oficina de simulação de produção de fósseis, cujos resultados sugerem que esta é uma ótima prática para trabalhar conceitos básicos sobre o aparecimento e desenvolvimento da vida no planeta Terra.
Trabalhos produzidos pelos alunos na oficina de fósseis. |
4- DUAS PROPOSTAS PARA USO DE TICs NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Aline de Godoy; Kétini Baccin ; Willian Lando Czeikoski; Igor Pozzebon;Thaisa Dal PIzzol1; Gladis Franck da Cunha e Ariane Pegoraro Nuncio
Esse resumo expandido contextualizou e refletiu sobre duas experiências de uso do QRcode como recurso para ensino de conteúdos de Ciências de 8º e 6º ano do Ensino Fundamental, realizadas em uma escola pública da rede municipal de Bento Gonçalves, a qual atende alunos de classes populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário