Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Artigos e Resumo expandio apresentados no II Seminário Institucional do PIBID-UCS

Conferência Solene: Profissão Docente: Decência e Resistência
Conferencista: Profª DrªTerciane Ângela Luchese

Este seminário teve por objetivos promover a interlocução, reflexão e avaliação acerca das ações desenvolvidas pelos professores e futuros professores, com o foco nas possibilidades e limites da relação entre universidade e escolas pública, avaliando  o processo e os resultados dos quatro anos de atuação do PIBID-UCS em seu campo de atuaçã.

Neste seminário o Subprojeto: Ciências Biológicas CARVI, apresentou três artigos completos, mais um resumo expandido buscando refletir e relatar algumas das principais ações desenvolvidas em 2016 e 2017, que retratam sua trajetória. Estes artigos serão publicados no e-book dos trabalhos do evento que está em processo de finalização. 

Assim,o objetivo desta postagem é apresentar de forma resumida os textos que serão publicados:

1- A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COM PROJETOS DE HORTA ESCOLAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 
Autoras: Tatiane Eitelven; Luana Boeira; Lisiane de Souza e Gladis Franck da Cunha
Grupo de alunos observando seu terrário, para posterior preenchimento da ficha de observação.
Este artigo descreve e analisa o projeto  “Construindo Conhecimentos em Ciências com a Horta Escolar” foi realizado na Escola Municipal de Turno Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, com alunos do primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental.

Neste projeto, por meio de diferentes estratégias de ação no espaço da horta e no laboratório de ciências da escola, objetivou desenvolver habilidades e competências relacionadas à horta escolar; promovendo a alfabetização científica e incentivando a alimentação saudável com o cultivo de hortaliças.

2- O PIBID-BIOLOGIA NA REVITALIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS NAS ESCOLAS PARCEIRAS.

Autoras: Luciana Bonato Lovato; Ana Paula de Souza; Bruna Trevisol Dupont; Raquel de Villa e Gladis Franck da Cunha

Este artigo reflete sobre as ações e resultados da revitalização dos Laboratórios de Ciências nas escolas parceiras, que se constituiu em uma das principais atividades do subprojeto do PIBID Ciências Biológicas do CARVI, desde sua implantação em 2014 até o encerramento deste edital em 2018.

 Estas revitalizações incluíram a organização do espaço físico e dos equipamentos, bem como a elaboração de roteiros de práticas para auxiliar os professores a preparar suas aulas. Como resultados destas ações, muitos professores puderam oferecer aulas práticas que contribuíram para o estabelecimento de relações entre os conceitos teóricos e os eventos práticos que permeiam o cotidiano.
Alunos participando de aulas práticas no laboratório de ciências da escola: A) experimento da lâmpada de java; B) experimento sobre temperatura e sensação térmica; C) experimento sobre xilema; D) pratica de anatomia do coração; E) preparação do aquário para futura inserção de peixes.



3- ESTRATÉGIA PRÁTICA PARA ENSINO DE PALEONTOLOGIA 

Este artigo discute a importância do ensino da Paleontologia como parte integrante do Ensino de Ciências e Biologia e descreve uma oficina de simulação de produção de fósseis, cujos resultados sugerem que esta é uma ótima prática para trabalhar conceitos básicos sobre o aparecimento e desenvolvimento da vida no planeta Terra.
Trabalhos produzidos pelos alunos na oficina de fósseis.


4- DUAS PROPOSTAS PARA USO DE TICs NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores: Aline de Godoy;  Kétini Baccin ; Willian Lando Czeikoski; Igor Pozzebon;Thaisa Dal PIzzol1; Gladis Franck da Cunha e Ariane Pegoraro Nuncio

Esse resumo expandido contextualizou e refletiu sobre duas experiências de uso do QRcode como recurso para ensino de conteúdos de Ciências de 8º e 6º ano do Ensino Fundamental, realizadas em uma escola pública da rede municipal de Bento Gonçalves, a qual atende alunos de classes populares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário