Páginas

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

OFICINA: FÓSSEIS II

Impressão de folha no gesso, feito por um aluno durante a oficina.
    Nos dias 27 e 28 de novembro de 2017, segunda e terça-feira, foi dado continuidade a atividade dos fósseis na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, com as três turmas de 7º ano (7A, 7B e 7C), no turno da tarde,  desenvolvida pelos pibidianos: Willian L. Czeikorki, Aline de Godoy e Kétini M. S. Baccin, com a participação de: Ana Paula de Souza, Tayná Trentin, a professora de ciências titular das turmas e a supervisora Luciana B. Lovato.

    Estes dias foram dedicados ao termino da atividade das linhas de tempo geológico, as quais serão expostas na escola no decorrer dos próximos dias, no mais foi desenvolvido uma oficina de moldagem para a impressão de "fósseis". A oficina ocorreu a céu aberto, em um área de recreação da escola, que continha bancos e sombra de algumas árvores. Esse espaço possibilitou mais dinâmica a atividade, pois os próprios alunos procuraram folhas ou flores para realizar a impressão em gesso.

Espaço no qual foi realizada a oficina.

Distribuição do gesso aos alunos.
    A oficina foi conduzida da seguinte forma: primeiramente foi solicitado aos alunos, nas aulas anteriores, que trouxessem recipientes nos fosse possível colocar o gesso para fazer a impressão, como, por exemplo, caixas de fósforo e copos de iogurte. No início da atividade foi explicado aos alunos como a oficina iria funcionar e, foi solicitado aos mesmos que procurassem folhas e também foi cedido algumas conchas para a impressão. Na sequência, a bolsista Aline fez o preparo do gesso enquanto os demais pibidianos auxiliavam os alunos a colocarem as folhas e as conchas em seus trabalhos.

Imagens de alguns dos trabalhos realizados.
     Ao final das atividades foi realizado um Quiz, com perguntas sobre os conteúdos vistos na aula anterior e, ao aluno que acertasse a pergunta foi entregue um molde de fóssil, feito pelos bolsistas na universidades. Entre os moldes haviam, impressões de Trilobita, serpete-do-mar, vértebras, conchas entre outros. 
Adicionar legenda
Aluno que respondeu corretamente a duas perguntas e, por mérito, ganhou duas replicas.

Ficha Técnica
Escola: E.E.E.M. Mestre Santa Bárbara
Turmas: 7 º ano A, B e C
Número de Alunos Envolvidos: 80 alunos
Bolsistas Envolvidos: Aline de Godoy, Ana Paula de Souza, Kétini Baccin, Tayná Trentin e Willian Lando
Colaboradores: Orientadora Luciana Lovato e Professora de ciências titular das turmas
Data da Atividade: 27 e 28 de novembro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário