Páginas

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Arco-Íris de Gelatina



Nos dias 21 e 23 de novembro de 2017, os alunos de três turmas de sexto, tiveram a oportunidade de realizar uma aula prática de Matemática, titulada de Arco-íris de gelatina. 

Para realização desta prática, os alunos formaram grupos de 5 pessoas, onde receberam instruções prévias de levar para a escola os materiais que seriam necessários para a realização da atividade.

Materiais.

Inicialmente as bolsistas retomaram alguns conceitos sobre o conteúdo a ser estudado. Após foram passadas algumas orientações para a execução da aula prática. 

Preparação das gelatinas



Passando a gelatina para a proveta.


O experimento foi realizado para fixar e demonstrar na prática o conteúdo sobre medidas de densidade e volume, com isso, para iniciar o experimento os alunos fizeram medições de água quente e fria para a diluição de 5 cores diferentes de gelatina, onde puderam medir e calcular esses volumes. 
          Com as gelatinas prontas, foram adicionadas diferentes medidas de açúcar em cada recipiente. O experimento finaliza-se com a mistura das 5 cores da mais densa, ou seja, com mais colheres de açúcar, para a menos densa, mostrando que devido a densidade do açúcar as gelatinas não se misturam, formando um arco-íris.

Resultado de densidade.
Resultado de densidade.


A prática ocorreu de forma proveitosa, onde os alunos puderam sanar suas dúvidas e expor suas opiniões referentes ao assunto, demonstrando interesse e participação durante todo o tempo da atividade.

Alunos que participaram da prática.




Ficha Técnica

Escola: EEEM Mestre Santa Barbára
Turmas: 6º anos (6A, 6B, 6C)

Número de Alunos Envolvidos: 90 alunos

Bolsistas Envolvidos: Ana Paula de Souza, Bruna Trevisol Dupont, Luana Boeira, Luciana Bonato Lovato e Tatiane Eitelven.

Data da Atividade: 21 e 23 de novembro 2017.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário