Páginas

terça-feira, 28 de novembro de 2017

OFICINA: FÓSSEIS

            Durante os dias 20 e 21 de novembro de 2017, segunda-feira e terça-feira, na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, realizou-se a atividade dos fósseis com três turmas de 7º ano (7A, 7B e 7C), no turma à tarde,  desenvolvida pelos pibidianos: Willian L. Czeikorki, Aline de Godoy e Kétini M. S. Baccin, com a participação de: Ana Paula de Souza, Igor Pozzebon, Tayná Trentin, a professora de ciências titular das turmas e a supervisora Luciana B. Lovato.

Pibidianos Willian (foto em cima) e Igor (foto abaixo) explicando o conteúdo;
        Primeiramente, o desenvolver do conteúdo programado foi uma rápida introdução sobre o assunto, já que a professora titular havia estudado com os alunos no início do ano letivo, uma explicação geral sobre a linha geológica, a idade da Terra, dos primeiros organismos, a evolução dos mesmos, algumas curiosidades, por exemplo, "Como se chama a ciência que estuda os fósseis?, Como se chama o cientista que estuda os fósseis?, Se existem fósseis vivos atualmente?". Tópicos abordados nas explicações da oficina para as três turmas. Além do pibidiano Willian ter disponibilizado para a visualização dos alunos, um dinossauro particular, de tamanho 1 m de comprimento por 40 cm de altura.

Representação de um T-Rex;


      Posteriormente, houve a explicação da confecção da linha geológica, onde os alunos se organizaram em grupos, sendo uma linha geológica de 5 metros cada grupo. Receberam uma folha contendo as idades de cada surgimento na Terra e ao lado os centímetros correspondentes aos milhões de anos dos organismos. A partir dai, tinham de providenciar régua, lápis e tesoura para os recortes em revistas/jornais da representação dos organismos, para colagem no final, e muito empenho.

Tabela contendo a idade em Milhões de anos dos organismos e os centímetros correspondentes;
           Durante a produção da linha, os alunos podiam se organizar no chão para visualização completa. houve a participação de todos na confecção, cada um com uma tarefa à fazer. Percebeu-se muita dedicação dos estudantes na montagem, dúvidas foram surgindo e sanadas pelos bolsistas presentes nas aulas.






           O tempo para a oficina dos fósseis foi curto para os estudantes, porém bem aproveitando de todas as formas possíveis, explicação, produção da linha, prática com réplicas em gesso nas aulas seguintes.

TO BE CONTINUED....


Ficha Técnica
Escola: E.E.E.M. Mestre Santa Bárbara
Turmas: 7 º ano A, B e C
Número de Alunos Envolvidos: 80 alunos
Bolsistas Envolvidos: Aline de Godoy, Ana Paula de Souza, Igor Pozzebon, Kétini Baccin, Tayná Trentin e Willian Lando
Colaboradores: Orientadora Luciana Lovato e Professora de ciências titular das turmas
Data da Atividade: 20 e 21 de novembro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário