Páginas

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Experimento: A lâmpada de lava!

Nos dias 28 e 30 Novembro fez-se uma divertida e interessante prática com as turmas do sexto ano: a Lâmpada de Lava!


Para essa, foi solicitada anteriormente que os alunos providenciassem alguns materiais necessários, como óleo de cozinha e canetas destaca texto.
O experimento ocorreu no laboratório de Ciências, onde os alunos foram divididos em cinco grupos para executarem as tarefas.

Inicialmente cada grupo adicionou 100 ml de água em seus copos de Becker. Seguidamente com auxílio das bolsistas cortaram-se os canetas destaca texto, para então poder retirar sua tinta e assim colorir a água. Após colocou-se 200 ml de óleo juntamente ao copo de Becker com a água colorida.


Aluno colocando água no copo de Becker.

Alunos medindo o volume de óleo necessário.

Alunas colorindo a água para o experimento.

Nesse momento pode-se discutir com os alunos a questão das diferentes densidades entre a água e o óleo. Bem como o fato de as moléculas de gordura não terem afinidade com as moléculas da água. As explicações permitiram maior compreensão do porque a água e o óleo não se misturam e óleo fica na parte superior da solução (menos denso que a água).
Em seguida, três grupos por vezes deveriam inserir junto a sua solução um comprimido ou uma colher de chá de antiácido estomacal, e então as bolsistas ligavam a lâmpada de luz negra para verificar a reação ocorrida. Para melhor observação foram fechadas todas as cortinas do laboratório, produzindo o ambiente mais escuto possível.


Alunos inserindo o antiácido estomacal na solução.

Alunos inserindo o antiácido estomacal na solução.

Reação ocorrendo e sendo visualizada com a luz negra.

Nesse experimento ocorre uma reação química que fica muito bonita de ser visualizada através da coloração da água com cores fluorescentes perceptíveis pela ação da luz negra.
O antiácido possui em sua composição bicarbonato, mais um ácido (geralmente ácido cítrico e outros), que quando em contato com água, reagem liberando gás carbônico, que faz com que bolhas se formem na solução. A água consegue subir juntamente com as bolhas do gás até a superfície do frasco, onde então o gás é liberado para o ambiente e água volta até o fundo, já que é mais densa que o óleo, que permanece na superfície. Esse fato produz um efeito parecido com derrame de lava. Com a luz negra pode-se visualizar além do espectro visível, e então ver as cores mais brilhantes, como as florescentes que foram utilizadas da canetas.
Seguem mais algumas belas imagens do experimento:






Além dos assuntos compreendidos com os experimentos, foi possível se divertir: os alunos aproveitaram para fazer desenhos na pele e observar sob a luz negra!







A prática ocorreu de maneira muito produtiva e participativa, contando com a aprovação e interesse dos discentes em todas as suas etapas.


Referência do experimento
MANUAL DO MUNDO. 2011. A quase lâmpada de lava-experimento. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TU4aS5KgVxU>. Acesso em 25 de Nov.2017.

FICHA TÉCNICA
Data: 28/11 e 30/11/2017
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara.
Turma: 3 turmas de sextos anos.
Número de alunos atendidos: 90 alunos.
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Bruna Trevisol, Luana Boeira, Raquel de Villa, Tatiane Eitelven e Luciana Bonato Lovato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário