Páginas

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Ácidos e Bases na prática

       Durante os dias 18, 19 e 20 de Outubro os alunos de quatro turmas de primeiro ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de realizar uma aula prática de Química com o tema ácidos e bases.

       Para a realização desta prática, os alunos formaram grupos de aproximadamente 5 pessoas, onde receberam instruções prévias de levar para a escola alguns ingredientes utilizados no seu dia a dia a fim de se identificar as substâncias ácidas e básicas, diferenciando-as através de identificadores.

        Inicialmente as bolsistas retomaram com os alunos alguns conceitos sobre o conteúdo a ser estudado, já visto em sala de aula. Após foram passadas algumas orientações para a execução da aula prática conforme protocolo abaixo.


        Através dos identificadores foi possível observar a diferença na coloração das soluções que reagiram, classificando-as em ácidas ou básicas.



   Esta prática tem como objetivo demonstrar aos alunos os diferentes tipos de identificadores de pH, assim como a classificação de substâncias usadas no cotidiano deles mesmos.

         Reforçamos a importância destas aulas na rotina escolar, para integrar os alunos ao ambiente do laboratório além da visualização e assimilação do conteúdo de forma prática.


Ficha Técnica
Escola: EEEM Mestre Santa Barbára
Turmas: 1 º anos E.M. (15M, 16M, 17M e 18M)
Número de Alunos Envolvidos: 120 alunos aproximadamente
Bolsistas Envolvidos: Aline de Godoy, Ana Paula de Souza, Luana Boeira, Luciana Bonato Lovato, Raquel De Villa, Tatiane Eitelven e Tayna Trentin.
Colaboradores: Laboratórios UCS - CARVI

Data da Atividade: 18, 19 e 20 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário