Em 17 e 18 de outubro de 2017 realizou-se um experimento com as turmas de primeiro ano, para demonstrar os malefícios do cigarro, abordando o tema "tabagismo".
Os bolsistas envolvidos simularam um pulmão com uma garrafa e fizeram ela "fumar" (literalmente), deixando no final, em um guardanapo milhares das toxinas que o cigarro tem, e passa para o corpo humano, mesmo com filtro.
O resultado foi como o esperado. Os alunos se conscientizaram e perceberam que o cigarro é uma furada. Nos corredores podiam ser ouvidas pessoas falando que nunca iam chegar perto do cigarro, outras dizendo que iam fazer os parentes pararem de fumar.
Procedimentos para realizar o Experimento:
Pegar uma garrafa PET de 2 litros e fazer um buraco na parte inferior da garrafa ("perto dos pés da garrafa") e tampar esse buraco com um pedaço de fita isolante. Fazer outro buraco na tampa e encher a garrafa com água. Depois é só ajeitar o cigarro na tampa e destampar o buraco inferior para a água começar a sair, acendendo o cigarro ao mesmo tempo.
A força que a água faz para sair faz com que o cigarro seja "consumido". Após tirar toda a água vai restar apenas a fumaça na garrafa. Abrir a tampa e colocar um guardanapo e colocar um secador de cabelos no buraco inferior da garrafa para empurrar para fora a fumaça, forçando-a contra o guardanapo. O resultado você confere nas fotos.
Foto 1: Explicação sobre o cigarro |
Foto 2: Fumando na prática |
Foto 4: Pulmão Fumante |
Foto 3: Resultado do experimento |
Foto 5: "O conhecimento Ilumina!" |
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Barbara
Turma: 1º anos - Ensino Médio Número de alunos envolvidos:100
Bolsistas envolvidos: Bruna Dupont, Igor Pozzebon, Tayná Trentin Thaisa Dal Pizzol e Luciana Lovato (coordenadora).
Data da atividade: Outubro de 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário