O trabalho
interdisciplinar em sala de aula é um dos temas discutidos na área da educação
atualmente e realmente é indispensável, já que uma única área do conhecimento
não explica sozinha um fenômeno. Esse é o caso da atividade em questão: Xilema,
sistema de vasos de condução responsável em realizar o transporte de seiva
bruta nos vegetais superiores. Assunto fundamental em Botânica, estudado em
Ciências e Biologia.
Entretanto esse fator não é puramente
biológico! Para que o transporte de seiva ocorra há fatores cooperativos ao
longo do corpo do vegetal, propriedades físicas e químicas que auxiliam nesse
sistema, como: sucção das folhas, força de adesão e coesão, força tênsil,
capilaridade dos vasos...
Em vista desses aspectos realizou-se um
conjunto de atividades práticas envolvendo o Xilema com três turmas de nonos
anos que nesse etapa estudam Física e Química em Ciências, como uma forma
de unir as três áreas do conhecimento, visando um entendimento mais detalhado
do processo.
Observação da localização dos vasos do xilema (pontos cor de rosa) com auxílio do microscópio e corante alimentar. |
As atividades ocorreram
com as turmas com práticas diferentes aplicadas em três etapas, sendo elas:
ü 1º
etapa: Xilema e o uso do microscópio
ü 2º
etapa: Xilema e fatores externos
ü 3º
etapa: Analisando os experimentos
Explicando melhor cada
uma das atividades trabalhadas.
1º
etapa: Xilema e o uso do microscópio
A primeira atividade
desenvolvida com a turma foi teórico/prático, com o intuito de relembrar os
discentes sobre o xilema e após fazer o preparo de lâminas para observação dos
vasos em microscópio.
A prática iniciou em
sala de aula, no qual com auxílio de equipamento multimídia fez-se uma
explicação sobre o xilema: onde é encontrado, suas funções, a relação do xilema
com Física e Química...
Explicação teórica sobre o Xilema. |
Após juntamente com os
alunos fez o preparo de uma solução de corante alimentar e água, onde se dispôs
ramos de flores de crisântemos. Então as turmas foram para o Laboratório de
Ciências e em grupos, fizeram o corte do caule do crisântemo preparando uma
lâmina para observação em microscópio. Uma vez que dispostas na solução os
vasos do xilema conduzem água e pela ação do corante alimentar deixa corando
os vasos, permitindo a observação de sua localização quando olhado no
microscópio.
Alunos preparando lâminas para obervação em microscópio. |
Alunos preparando lâminas para obervação em microscópio. |
Alunos observando os vasos do xilema no microscópio. |
Lâmina de obervação. |
Observação em microscópio: pontos corados em rosa identificam a passagem do vasos do xilema. |
2º
etapa: Xilema e fatores externos
A segunda prática foi
realizada no Laboratório de Ciências com o objetivo de comprovar visualmente a
função do xilema através da coloração das flores e comparar se diferentes
fatores externos causam influência no transporte.
Para isso os alunos
foram divididos em seis grupos, onde cada um fez o preparo de uma solução
diferente. Inicialmente efetuou-se uma explicação sobre o que é uma solução,
suas aplicações, pH, retomando também o xilema.
As soluções preparadas
foram as seguintes: ácida, básica, salina, controle, controle exposta ao sol,
controle ao gelo.
Assim que todas as
soluções foram preparadas cada grupo inseriu nela um ramo de crisântemo. Alguns
grupos conseguiram observar ainda na aula, leves alterações na coloração das
pétalas de algumas flores.
Terminado a prática as
soluções permaneceram no laboratório para serem observadas na próxima aula. Da
terça feira até na Quinta feira.
Alunos preparando as soluções. |
Alunos preparando as soluções. |
Alunos fazendo a medição do pH das soluções. |
Alunos preparando as soluções. |
Aluna cortando um ramo de crisântemo para dispor na solução. |
3º
etapa: Analisando os experimentos
A ultima prática foi
também realizada no Laboratório de Ciências, onde os alunos analisaram os
resultados obtidos com o experimento e construíram um pequeno relatório
reunindo as informações de todos os grupos. Ainda entregou-se uma ficha de
avaliação das atividades.
Soluções preparadas pela turma 9C. |
Soluções preparadas pela turma 9B. |
Soluções preparadas pela turma 9A. |
Soluções das três turmas expostas ao sol. |
Soluções das três turmas deixadas em uma vasilha com gelo. |
Alunos fazendo anotações das análises do experimento. |
Alunos fazendo anotações das análises do experimento. |
Grupos compartilhando os resultados observados com todos os colegas. |
Grupos compartilhando os resultados observados com todos os colegas. |
Alunos anotando as observações. |
Anotações referente as observações. |
Turma com seu experimento. |
As práticas foram produtivas promovendo a participação ativa dos alunos e permitindo uma
abordagem interdisciplinar do assunto. Contou com aprovação da maioria dos
envolvidos, que destacaram a importância das atividades práticas para a construção. dos conehcimentos.
FICHA TÉCNICA
Data:
17/10/17, 24/10/17 e 26/10/17.
Escola:
EEEM Mestre Santa Bárbara.
Turma:
3 turmas de nonos anos (9A, 9B e 9C)
Número
de alunos atendidos: 100 alunos.
Bolsistas
envolvidas: Ana Paula de Souza, Bruna Trevisol, Luana
Boeira, Tatiane Eitelven e Luciana Bonato Lovato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário