Após os alunos dos
sextos anos terem a oportunidade de observar mais de perto os elementos
presentes no ecossistema terrestre através dos terrários, chegou à vez de fazer
o mesmo com o aquático. Para isso será trabalhado com as turmas a montagem de
um ecossistema aquático artificial por meio de um aquário, que representará um
modelo do ambiente natural, possibilitando assim, a observação e medição de
fatores limitantes que permitem um melhor entendimento do funcionamento desse
meio.
O aquário foi
estabelecido no Laboratório de Ciências, onde serão desenvolvidas todas as
atividades relacionadas a ele. Num primeiro momento, a professora de Ciências da turma
selecionou alguns alunos, para participar do processo de montagem, juntamente com as
bolsistas do PIBID. Esses, ficaram encarregados de repassar o que foi
feito aos demais colegas.
Primeiramente, o aquário foi fixado em uma mesa, num
local do Laboratório de Ciências da escola com iluminação adequada. Após foi preenchido o fundo da
cuba, reservatório de vidro, com pedriscos,
que é muito importante, pois aumenta a superfície de contato entre a água e o
fundo, atuando também como um filtro biológico. Seguindo, foi adicionada a água, meio vital para o desenvolvimento
dos organismos aquáticos.
Aluna adicionado água no aquário. |
Utilizou-se água da torneira com auxílio de um balde. O
uso de água da torneira só foi possível, porque será aguardado determinado tempo
antes de inserir os peixes, caso contrário dever-se-ia fazer o uso do anti
cloro. A capacidade do aquário é de 50l, esse aspecto deve ser observado com
cuidado na hora de escolher a quantidade de peixes a ser inserida. O adequado é
ter 1 cm de peixe por litro de água.
Após foram instalados os
equipamentos acessórios que são extremamente necessários para obter um
resultado positivo com o aquário, foram eles: Bomba submersa, para efetuar a agitação da água, fazendo assim uma
boa oxigenação por todo o meio do aquário, sendo fundamental para os peixes e
para as bactérias aeróbicas que transformam Nitrito em Nitrato. O termostato, para manter a temperatura
da água constante. O Termômetro para verificação da
temperatura da água. O Filtro, que além da filtragem da água,
auxilia na movimentação da mesma.
Aluno colocando água no filtro. |
Finalizando, foi adicionada, matéria orgânica
(ração de peixe), para que as bactérias que fazem o ciclo do Nitrogênio possam
iniciar seu trabalho.
Alunos inserindo matéria orgânica do aquário. |
Agora serão aguardadas
algumas semanas, para que o aquário possa estabilizar e então possam ser
inseridos os peixes. E a partir dai o ecossistema montado será melhor explorado
pelas três turmas de sextos anos da escola!
FICHA TÉCNICA
Data:
22/08/17- no turno da tarde.
Escola:
EEEM Mestre Santa Bárbara
Turma:
6º ano B
Número
de alunos atendidos: 5 alunos
Bolsistas
envolvidas: Raquel de Villa, Tatiane Eitelven e
Luciana Bonato Lovato.
Lindinhos! Vou divulgar no Face!
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