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sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Montando o aquário!

Após os alunos dos sextos anos terem a oportunidade de observar mais de perto os elementos presentes no ecossistema terrestre através dos terrários, chegou à vez de fazer o mesmo com o aquático. Para isso será trabalhado com as turmas a montagem de um ecossistema aquático artificial por meio de um aquário, que representará um modelo do ambiente natural, possibilitando assim, a observação e medição de fatores limitantes que permitem um melhor entendimento do funcionamento desse meio.
O aquário foi estabelecido no Laboratório de Ciências, onde serão desenvolvidas todas as atividades relacionadas a ele. Num primeiro momento, a professora de Ciências da turma selecionou alguns alunos, para participar do processo de montagem, juntamente com as bolsistas do PIBID. Esses, ficaram encarregados de repassar o que foi feito aos demais colegas.
Primeiramente, o aquário foi fixado em uma mesa, num local do Laboratório de Ciências da escola com iluminação adequada. Após foi preenchido o fundo da cuba, reservatório de vidro, com pedriscos, que é muito importante, pois aumenta a superfície de contato entre a água e o fundo, atuando também como um filtro biológico. Seguindo, foi adicionada a água, meio vital para o desenvolvimento dos organismos aquáticos. 
Aluna adicionado água no aquário.
Utilizou-se água da torneira com auxílio de um balde. O uso de água da torneira só foi possível, porque será aguardado determinado tempo antes de inserir os peixes, caso contrário dever-se-ia fazer o uso do anti cloro. A capacidade do aquário é de 50l, esse aspecto deve ser observado com cuidado na hora de escolher a quantidade de peixes a ser inserida. O adequado é ter 1 cm de peixe por litro de água.
Após foram instalados os equipamentos acessórios que são extremamente necessários para obter um resultado positivo com o aquário, foram eles: Bomba submersa, para efetuar a agitação da água, fazendo assim uma boa oxigenação por todo o meio do aquário, sendo fundamental para os peixes e para as bactérias aeróbicas que transformam Nitrito em Nitrato. O termostato, para manter a temperatura da água constante.  O Termômetro para verificação da temperatura da água.  O Filtro, que além da filtragem da água, auxilia na movimentação da mesma. 


Aluno colocando água no filtro.

Finalizando, foi adicionada, matéria orgânica (ração de peixe), para que as bactérias que fazem o ciclo do Nitrogênio possam iniciar seu trabalho.

Alunos inserindo matéria orgânica do aquário.

Agora serão aguardadas algumas semanas, para que o aquário possa estabilizar e então possam ser inseridos os peixes. E a partir dai o ecossistema montado será melhor explorado pelas três turmas de sextos anos da escola!

 FICHA TÉCNICA
Data: 22/08/17- no turno da tarde. 
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara
Turma: 6º ano B
Número de alunos atendidos: 5 alunos
Bolsistas envolvidas: Raquel de Villa, Tatiane Eitelven e Luciana Bonato Lovato.






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