A semana do dia 07 de Agosto de
2017 foi totalmente dedicada às atividades práticas relacionadas ao transporte
de substâncias com as turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Mestre Santa
Bárbara.
Foram realizadas diversas
atividades com os alunos focando sempre no melhor entendimento e visualização
da matéria exposta teoricamente, de forma prática, para que possam
relacioná-las.
Os alunos foram previamente
instruídos a levar os materiais necessários para a realização destas
atividades.
A primeira atividade a ser iniciada,
foi a atividade prática da Osmose da batata. Onde os alunos tinham que cortar a
batata ao meio e nas duas metades fazer um buraco utilizando uma colher de chá.
Após esse procedimento, em apenas uma metade, tinham que colocar uma colher de
chá de NaCl e deixar repousar enquanto partimos para a próxima atividade.
A segunda atividade proposta foi:
Detectando a difusão, baseada no protocolo abaixo.
Para complementar a atividade, foram feitos dois saquinhos de solução de amido, onde foram submersos em duas soluções: uma com iodo, e outra com azul de metileno, para que os alunos pudessem verificar qual das duas reagiu, em qual houve a difusão e o porque do resultado obtido. Portanto, através disso, os alunos puderam observar a passagem do solvente contendo iodo para dentro do saquinho preparado com solução de amido, através da membrana semipermeável que foi simulada neste experimento. A utilização do iodo foi proposital para que pudesse reagir com o amido, salientando a coloração resultante, já que "o filme plástico possui pequenos poros em toda sua extensão
que são de um tamanho que impede a passagem de moléculas com um peso molecular
maior do 10000. O amido possui um peso molecular maior do que 10000 e a solução
de iodo possui um peso molecular menor do que 100."
Ao longo das atividades, os
alunos eram questionados, instigando seu raciocínio, através de perguntas sobre
os experimentos.
Ao término desta segunda atividade,
os alunos foram instruídos a observar a batata que estava em repouso para
tirarem suas próprias conclusões sobre o processo de osmose.
Após, outra atividade sobre
difusão foi realizada com a utilização de 3 copos de Becker, onde 1 continha
água quente, 1 continha água em temperatura ambiente, 1 continha água gelada.
Nestes copos foram colocados uma gota do composto azul de metileno para que os
alunos pudessem observar a diferença na velocidade da difusão da gota em
relação à diferença de temperatura da água, concluindo que na água quente o
composto se dissolve mais rapidamente, devido à organização das moléculas de
água no recipiente.
Ao final da aula, foi
demonstrado aos alunos, um simples exemplo de solução hipertônica utilizando duas
folha de alface, que foram submersas em dois beckers, um com alta concentração
de NaCl e outro sem nenhum soluto, no qual foi deixado repousando desde o
início da aula, para poder observar a diferença entre os dois, exemplificando a
plasmólise que ocorre nos vegetais.
É muito interessante o trabalho do PIBID em parceira com os professores das escolas para promover a realização das atividades práticas. A escolas ganham ao proporcionar atividades de laboratório a um grande número de alunos, por sua vez os bolsistas têm vantagens em relação processo de aprendizagem da docência, em função das vivências e orientações proporcionadas.
Ficha Técnica:
Data: 07,08, 09, 10 e 11 de agosto de 2017.
Nº de alunos atendidos: aproximadamente 270 alunos.
Turmas: 1º ano E. Médio (11M, 12M, 13M, 14M, 15M, 16M, 17M, 18M, 19T).
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Cristiane R. B. Bernardi, Luana Boeira, Luciana Bonato Lovato, Raquel De Villa e Tatiane Eitelven.
Escola: EEEM. Mestre Santa Bárbara
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