Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Práticas de Difusão e Osmose!

    A semana do dia 07 de Agosto de 2017 foi totalmente dedicada às atividades práticas relacionadas ao transporte de substâncias com as turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara.

  Foram realizadas diversas atividades com os alunos focando sempre no melhor entendimento e visualização da matéria exposta teoricamente, de forma prática, para que possam relacioná-las.

   Os alunos foram previamente instruídos a levar os materiais necessários para a realização destas atividades.

      A primeira atividade a ser iniciada, foi a atividade prática da Osmose da batata. Onde os alunos tinham que cortar a batata ao meio e nas duas metades fazer um buraco utilizando uma colher de chá. Após esse procedimento, em apenas uma metade, tinham que colocar uma colher de chá de NaCl e deixar repousar enquanto partimos para a próxima atividade.



    A segunda atividade proposta foi: Detectando a difusão, baseada no protocolo abaixo.



    Para complementar a atividade, foram feitos dois saquinhos de solução de amido, onde foram submersos em duas soluções: uma com iodo, e outra com azul de metileno, para que os alunos pudessem verificar qual das duas reagiu, em qual houve a difusão e o porque do resultado obtido. Portanto, através disso, os alunos puderam observar a passagem do solvente contendo iodo para dentro do saquinho preparado com solução de amido, através da membrana semipermeável que foi simulada neste experimento. A utilização do iodo foi proposital para que pudesse reagir com o amido, salientando a coloração resultante, já que "o filme plástico possui pequenos poros em toda sua extensão que são de um tamanho que impede a passagem de moléculas com um peso molecular maior do 10000. O amido possui um peso molecular maior do que 10000 e a solução de iodo possui um peso molecular menor do que 100."



     Ao longo das atividades, os alunos eram questionados, instigando seu raciocínio, através de perguntas sobre os experimentos.

       Ao término desta segunda atividade, os alunos foram instruídos a observar a batata que estava em repouso para tirarem suas próprias conclusões sobre o processo de osmose.

      Após, outra atividade sobre difusão foi realizada com a utilização de 3 copos de Becker, onde 1 continha água quente, 1 continha água em temperatura ambiente, 1 continha água gelada. Nestes copos foram colocados uma gota do composto azul de metileno para que os alunos pudessem observar a diferença na velocidade da difusão da gota em relação à diferença de temperatura da água, concluindo que na água quente o composto se dissolve mais rapidamente, devido à organização das moléculas de água no recipiente.

     Ao final da aula, foi demonstrado aos alunos, um simples exemplo de solução hipertônica utilizando duas folha de alface, que foram submersas em dois beckers, um com alta concentração de NaCl e outro sem nenhum soluto, no qual foi deixado repousando desde o início da aula, para poder observar a diferença entre os dois, exemplificando a plasmólise que ocorre nos vegetais. 


    É muito interessante o trabalho do PIBID  em parceira com os professores das escolas para promover a realização das atividades práticas. A escolas ganham ao proporcionar atividades de laboratório a um grande número de alunos, por sua vez os bolsistas têm vantagens em relação processo de aprendizagem da docência, em função das vivências e orientações proporcionadas.

Ficha Técnica:

Data: 07,08, 09, 10 e 11 de agosto de 2017.
Nº de alunos atendidos: aproximadamente 270 alunos.
Turmas: 1º ano E. Médio (11M, 12M, 13M, 14M, 15M, 16M, 17M, 18M, 19T).
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Cristiane R. B. Bernardi, Luana Boeira, Luciana Bonato Lovato, Raquel De Villa e Tatiane Eitelven.
Escola: EEEM. Mestre Santa Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário