Páginas

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Coração Partido.. no Sistema Cardiovascular!

Selfie com o coração!

                Nas tardes dos dias 05 e 06 de setembro, e na noite de 05 de setembro, foram realizadas as práticas do Sistema Cardiovascular juntamente com as bolsistas, foram atendidas 9 turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara.

                O sangue oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta. Essa artéria distribui o sangue oxigenado para todo o corpo, através de inúmeras ramificações.
Bolsista orientando os alunos.
               Nos tecidos, o sangue libera gás oxigênio e absorve gás carbônico. O sangue venoso (rico em CO₂) é transportado por veias diversas, que acabam desembocando na veia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam então o sangue venoso até a aurícula direita e assim, o sangue venoso passa para o ventrículo direito e daí é transportado até os pulmões pelas artérias pulmonares.
                Nos pulmões (pequena circulação), o sangue libera CO e absorve O captado do ambiente pelo sistema respiratório. Esse processo chama-se Hematose.
                Então, o sangue arterial (rico em O) retorna a aurícula esquerda do coração, transportado pelas veias pulmonares. Da aurícula esquerda, o sangue arterial passa para o ventrículo esquerdo e é impulsionado para o interior da aorta, reiniciando o circuito. Num circuito completo pelo corpo (grande circulação), o sangue passa duas vezes pelo coração.


                Materiais utilizados:
  • Bandeja;
  • Luvas;
  • Bisturi;
  • 6 corações de porco que é semelhante ao coração humano (1 inteiro e 1 aberto para cada grupo);
  • Alfinetes;
  • Números;

Bolsista orientando os alunos.

                Os alunos foram divididos em dois grupos, um para cada bolsista, foi deixado um coração inteiro para mostrar as suas partes externas e como ele fica localizado no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões, o ápice fica voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O outro coração foi aberto com um bisturi para serem analisadas as suas partes internas e como ocorre a circulação. O coração bombeia o sangue para todo o corpo, o sangue entra na aurícula direita passa para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita, e o sangue que entra na aurícula esquerda passa para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda. Uma aurícula não se comunica com outra aurícula, assim como um ventrículo não se comunica com outro ventrículo, o septo interventricular impede que isso aconteça.

       



                 Os alunos receberam uma folha, onde tiveram que preencher com números conforme a imagem a seguir.

                 Conforme eram feitas as explicações os alunos tiveram que "espetar" alfinetes com números no coração conforme suas partes, através da mesma numeração encontrada na folha e foram completando simultaneamente.

Coração com suas partes enumeradas.

                  As aulas práticas são de extrema importância para os alunos associarem cada vez mais com as aulas teóricas.
Bolsistas com os alunos.




FICHA TÉCNICA:

Data: 05 e 06 de setembro de 2017.
Nº de alunos atendidos: aproximadamente 270 alunos.
Turmas: 1º ano E. Médio (11M, 12M, 13M, 14M, 15M, 16M, 17M, 18M, 19T).
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Bruna Trevisol, Luana Boeira, Luciana Bonato Lovato, Raquel De Villa e Tatiane Eitelven.
Escola: EEEM. Mestre Santa Bárbara
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário