Selfie com o coração! |
Nas tardes dos dias 05 e 06 de setembro, e na noite de 05 de setembro, foram realizadas as práticas do Sistema Cardiovascular juntamente com as bolsistas, foram atendidas 9 turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Mestre Santa Bárbara.
O sangue oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta. Essa artéria distribui o sangue oxigenado para todo o corpo, através de inúmeras ramificações.
Bolsista orientando os alunos. |
Nos pulmões (pequena circulação), o sangue libera CO₂ e absorve O₂ captado do ambiente pelo sistema respiratório. Esse processo chama-se Hematose.
Então, o sangue arterial (rico em O₂) retorna a aurícula esquerda do coração, transportado pelas veias pulmonares. Da aurícula esquerda, o sangue arterial passa para o ventrículo esquerdo e é impulsionado para o interior da aorta, reiniciando o circuito. Num circuito completo pelo corpo (grande circulação), o sangue passa duas vezes pelo coração.
Materiais utilizados:
- Bandeja;
- Luvas;
- Bisturi;
- 6 corações de porco que é semelhante ao coração humano (1 inteiro e 1 aberto para cada grupo);
- Alfinetes;
- Números;
Bolsista orientando os alunos. |
Os alunos foram divididos em dois grupos, um para cada bolsista, foi deixado um coração inteiro para mostrar as suas partes externas e como ele fica localizado no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões, o ápice fica voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O outro coração foi aberto com um bisturi para serem analisadas as suas partes internas e como ocorre a circulação. O coração bombeia o sangue para todo o corpo, o sangue entra na aurícula direita passa para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita, e o sangue que entra na aurícula esquerda passa para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda. Uma aurícula não se comunica com outra aurícula, assim como um ventrículo não se comunica com outro ventrículo, o septo interventricular impede que isso aconteça.
Os alunos receberam uma folha, onde tiveram que preencher com números conforme a imagem a seguir.
Conforme eram feitas as explicações os alunos tiveram que "espetar" alfinetes com números no coração conforme suas partes, através da mesma numeração encontrada na folha e foram completando simultaneamente.
Coração com suas partes enumeradas. |
As aulas práticas são de extrema importância para os alunos associarem cada vez mais com as aulas teóricas.
Bolsistas com os alunos. |
FICHA TÉCNICA:
Data: 05 e 06 de setembro de 2017.
Nº de alunos atendidos: aproximadamente 270 alunos.
Turmas: 1º ano E. Médio (11M, 12M, 13M, 14M, 15M, 16M, 17M, 18M, 19T).
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Bruna Trevisol, Luana Boeira, Luciana Bonato Lovato, Raquel De Villa e Tatiane Eitelven.
Escola: EEEM. Mestre Santa Bárbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário