Páginas

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dinâmica Célula Animal e Célula Vegetal

Alunos atentos às orientações.

    Essa oficina foi realizada na tarde de 21 de setembro de 2017, com duas turmas de 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Rosa onde foram atendidos 42 alunos.
  
    O intuito desta oficina foi relacionar o conhecimento da Biologia Celular com o dia a dia dos alunos, através da prática e da observação de microscopia óptica de células vegetais e animais.

    Foram realizadas duas atividades práticas com os mesmos, onde puderam diferenciar e comparar estes dois tipos celulares, usando como modelos epiderme de cebola para a célula vegetal e esfregasso da parede da mucosa bucal para observação de célula animal. Estas lâminas foram confeccionados pelos próprios alunos da escola visitante.
Alunos realizando as observações nos microscópios

    Além da confecção de lâminas os alunos também puderam observar lâminas permanentes de caule de Pinus e de pele espessa, uma vez que um dos objetivos dessa prática é aprenderem a manusear o microscópio óptico.

    A participação dos alunos foi gratificante, pois demonstraram grande interesse, se envolvendo nas atividades propostas, respondendo questionamentos, de forma que houve uma mutua troca de conhecimento entre bolsistas e alunos.

    O trabalho realizado em dupla, possibilitou que as bolsistas se sentissem mais seguras e à vontade para desenvolver o conteúdo proposto. Como todas as atividades de LABCI, esta também possibilitou que bolsistas do PIBID pudessem atender alunos de outras escolas, além das parceiras, enriquecendo a formação docente.

   Por meio desse tipo de oficina, fica evidente que a prática aliada a teoria é de suma importância para o maior aproveitamento dos conteúdos.

Foto de despedida para guardar de lembrança!
FICHA TÉCNICA:

Data: 21 de setembro de 2017.
Nº de alunos atendidos: aproximadamente 42 alunos.
Turmas: 5º ano A e B
Bolsistas envolvidas: Bruna Trevisol Dupont e Thaísa Dal Pizzol.
Escola: EEEF. Pedro Vicente da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário