Alunos atentos às orientações. |
Essa oficina foi realizada na tarde de 21 de setembro de 2017, com duas turmas de 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Rosa onde foram atendidos 42 alunos.
O intuito desta oficina foi relacionar o conhecimento da Biologia Celular com o dia a dia dos alunos, através da prática e da observação de microscopia óptica de células vegetais e animais.
O intuito desta oficina foi relacionar o conhecimento da Biologia Celular com o dia a dia dos alunos, através da prática e da observação de microscopia óptica de células vegetais e animais.
Foram realizadas duas atividades práticas com os mesmos, onde puderam diferenciar e comparar estes dois tipos celulares, usando como modelos epiderme de cebola para a célula vegetal e esfregasso da parede da mucosa bucal para observação de célula animal. Estas lâminas foram confeccionados pelos próprios alunos da escola visitante.
Alunos realizando as observações nos microscópios |
Além da confecção de lâminas os alunos também puderam observar lâminas permanentes de caule de Pinus e de pele espessa, uma vez que um dos objetivos dessa prática é aprenderem a manusear o microscópio óptico.
A participação dos alunos foi gratificante, pois demonstraram grande interesse, se envolvendo nas atividades propostas, respondendo questionamentos, de forma que houve uma mutua troca de conhecimento entre bolsistas e alunos.
O trabalho realizado em dupla, possibilitou que as bolsistas se sentissem mais seguras e à vontade para desenvolver o conteúdo proposto. Como todas as atividades de LABCI, esta também possibilitou que bolsistas do PIBID pudessem atender alunos de outras escolas, além das parceiras, enriquecendo a formação docente.
Por meio desse tipo de oficina, fica evidente que a prática aliada a teoria é de suma importância para o maior aproveitamento dos conteúdos.
Foto de despedida para guardar de lembrança! |
Data: 21 de setembro de 2017.
Nº de alunos atendidos: aproximadamente 42 alunos.
Turmas: 5º ano A e B
Bolsistas envolvidas: Bruna Trevisol Dupont e Thaísa Dal Pizzol.
Escola: EEEF. Pedro Vicente da Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário