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sábado, 24 de junho de 2017

Identificando Proteínas!

Com o intuito de oportunizar aos discentes um momento prático dos conteúdos trabalhados em aula sobre Proteínas, e aproximar assim a teoria com a sua realidade, as bolsistas do PIBID preparam uma aula experimental para identificação de proteínas para nove turmas do primeiro ano do Ensino Médio, sendo oito do turno da manhã e uma do turno da tarde.
A atividade consistiu em testar oito soluções diferentes através do teste do Biureto, para verificar a presença de proteína.
Inicialmente os alunos foram conduzidos até o Laboratório de Ciências. Para a realização da tarefa a turma foi dividida em seis grupos com cinco ou seis integrantes, de acordo com o número de alunos das turmas.
O teste do Biureto é um método Laboratorial utilizado para identificação de proteínas. Os reagentes utilizados para esse são o Sulfato de Cobre (CuSO4 1%) e o Hidróxido de Sódio (NaOH 10%). No teste os reagentes interagem com as ligações peptídicas entre os aminoácidos formadores das proteínas alterando a coloração da solução em tons de vileta, de acordo com a quantidade de proteína encontrada.
As oito amostras correspondiam as seguintes soluções, organizadas na sua respectiva ordem: água, pão, arroz, feijão, gelatina, leite, leite de soja e clara de ovo. Sendo a água o controle negativo e a clara do ovo o controle positivo.
Cada grupo continha uma estante com oito tubos de ensaio enumerados, onde colocaram com auxílio de uma pipeta 1 ml de cada solução para cada tubo correspondente e após acrescentaram para cada um, com um conta gotas, 10 gotas de cada reagente citado.

Alunos pipetando as soluções alimentares para teste.

Alunos pipetando as soluções alimentares para teste.

Alunos adicionando reagentes as amostras.


Alunos adicionando reagentes as amostras.


Então guiados por uma tabela classificaram os tubos com as soluções de acordo com a coloração adquirida da mais clara para a mais escura. E puderam comparar as diferentes coloração referente ao alimento e a quantidade de proteína encontrada nele.

Alunos classificando as amostras de acordo com uma tabela de escala de concentração de proteínas, conforme coloração.


Alunos classificando as amostras de acordo com uma tabela de escala de concentração de proteínas, conforme coloração.

Após todos os grupos terem realizado o teste, solicitou-se que adicionassem um novo reagente, 10 gotas de ácido clorídrico (HCL) apenas no tubo de ensaio contendo a solução de clara de ovo. Com isso puderam observar a solução perde a coloração, ficando branca, vez que o ácido desnatura a proteína.
Ainda os alunos trabalharam com medição de pH, onde fazendo uso de fitas medidoras de pH, testaram as suas amostras, classificando em ácidas ou básicas para posteriormente realizar o descarte das soluções nos contêineres adequados.

Alunos realizando o descarte das amostras.

Para todas as etapas os alunos puderam manusear os equipamentos revessando entre os componentes do grupo, para possibilitar a participação de todos.
A aula experimental foi muito produtiva, possibilitando aos educandos a interação com o espaço do Laboratório, e a complementação dos conteúdos de sala de aula, através da visualização prática da proteína contida nos alimentos, do efeito de sua desnaturação e também a medição de pH. Em todas as práticas realizadas pode-se verificar, o interesse da maioria dos alunos pela atividade desenvolvida e os comentários de satisfação de fazer uso Laboratório de Ciências, que realmente é um local indispensável para o Ensino de Ciências e Biologia.

FICHA TÉCNICA
Data: Dia 22/06/17- no turno da tarde.  Dias 01/06, 05/06, 07/06, 08/06, 19/06, 20/06, 21/06, 22/06/17 no turno da manhã.
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara
Turma: 9 turmas do primeiro ano do Ensino Médio, sendo uma do turno da tarde e as demais do turno da manhã.
Número de alunos atendidos: 270 alunos
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Cristiane Bernardi, Luana Boeira, Raquel de Villa, Tatiane Eitelven e Luciana Bonato Lovato.

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