Páginas

sábado, 24 de junho de 2017

Extração de DNA "caseira"


   
     Infinitas vezes, professores ou apenas curiosos pelo funcionamento dos fenômenos naturais encontram barreiras na busca pelo conhecimento e/ou seu esclarecimento. Uma delas é a falta de soluções químicas, não comumente utilizadas no dia a dia, para realização de experiências. Neste exemplo de extração caseira de DNA serão substituídas as clássicas soluções por similares em função, porém típicos no uso doméstico. Neste protocolo foram utilizados morangos (pela suas vantagens de manuseio), mas podem ser substituídos por outras frutas.

PROCEDIMENTOS:

1. Selecionar 3 morangos e tirar os seus cabinhos verdes.

2. Colocar os morangos dentro de um saco plástico e macerá-los pressionando-os com os dedos até obter uma pasta quase homogênea. Transferir a pasta de morango para um copo.





3. Em outro copo misturar 150 ml de água quente, uma colher (sopa) de detergente e uma colher (chá) de sal de cozinha. Mexer bem com o bastão de vidro, porém devagar para não fazer espuma.




4. Colocar cerca de 1/3 da mistura de água, sal e detergente sobre o macerado de morango. Misturar levemente com o bastão de vidro.




5. Incubar em temperatura ambiente por 30 minutos. mexer de vez em quando com o mesmo bastão.

6. Colocar uma peneira sobre um copo limpo e passar a mistura pela peneira para retirar os pedaços de morango que restaram.




7. Colocar metade do líquido peneirado em um tubo de ensaio. Colocar apenas cerca de 3 dedos no fundo do tubo.



8. Despejar delicadamente no tubo (pela parede do mesmo), sobre a solução, dois volumes de álcool  gelado (pelo menos 24h no congelador) com a solução. Aguardar cerca de 3 minutos para o DNA começar a precipitar na interfase.




9. Passo opcional. Usar um palito de vidro, plástico ou madeira para enrolar as moléculas de DNA. Gire o palito na interfase entre a solução e o álcool.









10. Passo opcional. Fazer uma lâmina com uma pequena porção da nuvem de DNA retirada do tubo de ensaio e visualizar em microscópio.


FICHA TÉCNICA
Data: vários dias durante o mês de junho.
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara
Turma: 9 turmas do primeiro ano do Ensino Médio, sendo uma do turno da tarde e as demais do turno da manhã.
Número de alunos atendidos: 270 alunos
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Cristiane Bernardi, Luana Boeira, Raquel de Villa, Tatiane Eitelven e Luciana Bonato Lovato.

Referências bibliográficas:
Protocolo: Extração caseira de DNA do morango. Disponível em: <http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/protocolos-de-aulas-praticas/extracao_dna_morango _web1.pdf> Acesso em: 15/05/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário