Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

LABCI - observando a Anatomia e a Histologia Humana


No dia 27 de junho de 2017 a Escola José Pansera da cidade de Pinto Bandeira participou do projeto LABCI - Laboratório de Ciências da Universidade de Caxias do Sul no campus de Bento Gonçalves. A Escola trouxe 58 alunos de quatro turmas (dois oitavos e dois nonos anos), tendo sido solicitado com a antecedência prevista pelas normas do projeto aulas referente à Anatomia e à Histologia Humana. 
Para a atividade de Anatomia, abordou-se o Sistema Esquelético humano, onde fez-se uso dos modelos anatômicos (esqueletos), para trabalhar as principais funções desse sistema, partes que o constituem, diferenças entre o Sistema Esquelético feminino e masculino.
Ainda trataram-se alguns problemas que podem afetá-lo, mais especificadamente a coluna vertebral (cifose, lordose e escoliose), devido a questões de descuidos com a postura corporal. Alertando para fatos muito comuns de serem visualizados com adolescentes: mochila sendo carregada em apenas um ombro, má postura na classe da sala de aula, ao celular, computador... E em tantas outras atividades diárias.
Também foi entregue para cada aluno uma folha contento duas imagens do Sistema Esquelético humano e algumas partes específicas, para que pudessem juntamente a explicação e interação com o modelo anatômico localizar e preencher na folha os nomes de cada parte. Da mesma forma tiveram que diferenciar qual era o esqueleto masculino e feminino e justificar as características que levaram em conta.
Para dinamizar a prática os alunos ainda identificaram no seu corpo a localização de alguns ossos componentes do sistema esquelético, conforme solicitado.
A atividade foi bastante interessante, pois contou com a interação do grupo!
A aula de histologia foi marcada por diversas perguntas instigantes, a fim de fazer com que os estudantes relembrassem os conteúdos já vistos em sala de aula. Foram abordadas as principais características de cada tipo de tecido: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Para poderem aproveitar melhor a prática, a bolsista explicou como manusear os microscópios, após, divididos dois a dois, cada dupla recebeu uma lâmina histológica pronta para que manuseassem o equipamento com o objetivo de visualizarem o tecido recebido. Primeiramente utilizaram a lente de 4x e depois a de 10x. A segunda etapa foi desvendar de qual órgão a lâmina de cada dupla era assim, ao final, todos observaram as lâminas de todas as duplas.

Aula de Anatomia.

Aula de Anatomia.

Aula de Anatomia.

Aula de Anatomia.

Aula de Anatomia.


Aula de Histologia.

Aula de Histologia.

Aula de Histologia.

Aula de Histologia.


Ficha Técnica:

Escola: Escola Estadual de 1º Grau José Pansera
Turma: 8° e 9º anos (2 turmas de cada ano)
N° de alunos atendidos: 58 alunos
Bolsistas envolvidas: Luana Boeira e Tatiane Eitelven
Data da atividade: 27/06/2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário