Páginas

sexta-feira, 10 de março de 2017

Alimentação Saudável

      Realizou-se nos dias 02 e 09 de março (quintas-feiras), na Escola M.E.F. Princesa Isabel, o retorno dos alunos do 4º ano, nas aulas de ciências aplicada, com um assunto de extrema importância, a alimentação saudável. 
         Ideias que surgiram da Professora Ariane Pegoraro e dos Bolsistas Aline, Kétini e Willian, que traz como objetivo explicar a pirâmide alimentar, informar os estudantes sobre a quantidade e qualidade adequada dos alimentos, o preparo certo dos mantimentos, como organizar suas refeições diárias e não se privar de comer "delícias".
        Como foi questionado por alguns alunos da turma, o qual foi esclarecido que com o consumo excessivo é prejudicial à saúde. Em contra partida, em poucas porções faz bem, como exemplo o chocolate amargo que contêm maior porcentagem de cacau, assim pode-se fazer essa troca pelo quitute.
        Para fixarem o assunto tratado, foi-se escrito no quadro um breve texto, para os alunos terem um registro em seus cadernos. Logo após entregou-se uma folha explicativa com atividades, com o desenho da pirâmide, e logo abaixo um desenho esquemático de como o prato de refeição deve ser.
Organização apropriada do "Prato de Refeições" 
         Posteriormente, partimos para a parte prática da atividade, na qual foi feito um cartaz, Semáforo dos Alimentos com as seguintes divisões: LIVRE (verde) alimentos consumidos diariamente, ATENÇÃO (amarelo) alimentos que devem ter consumo bastante controlado, sendo consumidos semanalmente, apenas.
           O exercício contou com a ajuda dos estudantes, pois foram-lhes entregues revistas para o corte de diversos mantimentos, e em seguida fazer a colagem na coluna adequada. Pediu-se uma explicação do porque aquele alimento ser em determinada classificação (livre, atenção ou cuidado). À medida que os alunos fossem encontrando figuras, podia-se fazer a colagem no quadro.
Atividade do "Semáforo dos Alimentos", colagem das figuras

Ficha técnica
Escola: EMEF Princesa Isabel 
Turma: 4º anos
Número de Alunos Atendidos: 27
Bolsistas Envolvidos: Aline de Godoy, Kétini Baccin e Willian Lando
Colaboradores: Ariane Pegoraro
Data da Atividade: 02 e 09 de março de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário