Na tarde do dia 07 de Março de 2017, as bolsistas Raquel e Tatiane, juntamente com a professora Luciana, realizaram na Escola Mestre Santa Bárbara uma atividade prática de Citologia com os alunos das três turmas do 8º ano da Escola (8ª, 8B e 8C).
Foram três seções de aulas práticas, onde cada turma foi atendida em períodos diferentes.
Inicialmente as bolsistas se apresentaram, explicaram o que representava o PIBID e como vão atuar na Escola durante o ano. Posteriormente foram repassada algumas regras e instruções para a utilização dos materiais do laboratório, assim como questões de comportamento dentro deste ambiente.
Em seguida houve uma breve retomada sobre o conteúdo a ser demonstrado, neste caso célula animal e vegetal, suas principais composições e diferenças para que os alunos pudessem se situar em relação à atividade proposta.
A partir da explicação, as práticas começaram a ser produzidas, onde inicialmente foi realizada a montagem de uma lâmina a partir da epiderme da cebola, cujo roteiro descrito abaixo. Após a montagem da lâmina, a mesma foi colocada no microscópio para que os alunos pudessem visualizar a célula vegetal com suas estruturas (parede celular, cloroplastos e vacúolo). Também pode-se utilizar uma lâmina pronta de folha, onde facilmente identificou-se os cloroplastos presentes.
Em seguida, dois alunos foram selecionados para realizar a coleta da mucosa bucal para a montagem da lâmina de célula animal cujo roteiro abaixo:
Lâmina da mucosa da boca
·
Raspar
levemente com um swab a parte interna da bochecha;
·
Fazer
um esfregaço espalhando sobre uma lâmina de vidro o material raspado da
bochecha;
·
Fixar
o material pingando uma gota de álcool 70% e retirar o excesso de liquido em um
pedaço de papel;
·
Pingar
uma gota de azul de metileno e outra gota de água e retirar o excesso em um
pedaço de papel;
·
Colocar
a lamínula e retirar o excesso de liquido com papel filtro;
·
Observar
ao microscópio.
Após a montagem desta lâmina, a mesma também foi colocada ao microscópio para que os alunos pudessem observar a célula animal realizando comparações com a célula vegetal vista anteriormente. Nesta lâmina foi possível identificar inúmeras células, diferenciando a membrana plasmática e o núcleo. Também foram dispostas em microscópios algumas lâminas prontas de células e tecidos animal, como a da epiderme, estômago e língua.
Foi interessante ver a reação dos alunos ao observar as células no microscópio. Alguns demonstraram bastante interesse, questionando as bolsistas e a professora sobre o que viam.
As atividades práticas são fundamentais para que os alunos possam relacionar o que estudam teoricamente com a visão real do conteúdo abordado, facilitando o aprendizado e o relacionando ao seu cotidiano.
Ao final das aulas, foi entregue aos alunos uma ficha de avaliação para que preenchessem e as devolvessem para as bolsistas a fim de se ter um parâmetro da importância e significado das atividades realizadas.
Ficha técnica
Escola: EEEM Mestre Santa
Bárbara
Turma: 8° anos (8ª, 8B e 8C)
Número de Alunos Atendidos:
Aproximadamente 90
Bolsistas Envolvidos: Raquel de
Villa e Tatiane Eitelven
Colaboradores: Luciana Bonato
Lovato
Data da Atividade: 07 de março de
2017
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