Na tarde de Quinta-feira, dia 16 de março de 2017 as bolsistas do PIBID, juntamente com a supervisora da EEEM Mestre Santa Bárbara, foi realizada a prática: Quente ou frio?, com 3 turmas de 9° ano (9°A, 9°B e 9°C), primeiramente os alunos foram questionados sobre a diferença entre o calor e a temperatura, então foi dado o exemplo de que frio não é temperatura, e sim uma sensação que se dá através do calor. Se estamos perdendo calor para o ambiente, sentimos frio. E se estamos recebendo calor do ambiente, sentimos calor.
Em seguida foi realizada a prática com todos os alunos para demonstrar a diferença entre calor e temperatura, sensação de estar perdendo ou ganhando calor para o ambiente.
Cada aluno teve que colocar uma mão no recipiente com água gelada (A) e a outra mão no recipiente com água quente (C), por aproximadamente 1 minuto. Depois desse tempo os alunos tiveram que colocar as duas mãos no mesmo recipiente com água em temperatura ambiente (B). Assim, a mão que estava no recipiente C, sentirá frio, e a que estava no recipiente A, sentirá calor.
Materiais utilizados: 3 recipientes com água em temperaturas diferentes. |
Todos alunos conseguiram sentir literalmente na pele a diferença entre calor e temperatura, e ficaram impressionados com a sensação que tiveram em relação a prática: Quente ou frio?.
Alunos realizando prática. |
Nos estados físicos da água (líquido, sólido e gasoso), os alunos foram questionados sobre a diferença de mudança física e química e as diferenças entre os estados físicos da matéria, tiveram explicações e demonstrações sobre esses processos da água.
No final da prática, foram entregues fichas de avaliações para os alunos preencherem dando opiniões e sugestões das aulas práticas, avaliarem as bolsistas e a aula prática que tiveram.
Ficha Técnica:
Turmas: 9° anos (9°A, 9°B e 9°C)
N° de alunos atendidos: aproximadamente 90 alunos
O estada líquido é a água em estado natural. Está presente em nosso cotidiano, encontramos a água neste estado na natureza, nos mares, rios, lagos, riachos e etc.
O estado sólido é a água que se apresenta na forma de gelo. Neste estado físico, ela é mais comum em regiões frias do continente como na Antártida e no Polo Norte.
O estado gasoso é o vapor, embora menos visível, também está muito presente em nossas vidas. A água é encontrada no estado gasoso após passar pelo processo de evaporação.
Os alunos foram questionados por quais seriam os 5 processos de transformações na natureza pelo qual a água passa.
- Vaporização: estado líquido para o gasoso. Foi colocado água para ferver em um erlenmeyer até a água começar a borbulhar, entrando no estado de ebulição. E na evaporação, a água passa do estado líquido para o gasoso de forma lenta, para exemplificar, foi comentado da roupa molhada estendida no varal num dia ensolarado.
- Solidificação: estado líquido para o sólido. Foi dado como exemplo a água em temperatura ambiente colocada no congelador, formando assim, o gelo.
- Condensação: estado gasoso para o líquido. Foi dado como exemplo a formação das chuvas, quando o vapor da água é transformado em água líquida após uma queda de temperatura.
- Fusão: estado sólido para o líquido. O gelo retirado do congelador, começa a derreter, transformando-se em água líquida.
- Sublimação: estado gasoso para o sólido e vice-versa, sem passar pelo estado líquido. Foi dado como exemplo o gelo seco (dióxido de carbono) e a naftalina (naftaleno - hidrocarboneto aromático).
Bolsistas e alunos. |
Água sendo fervida para ser observada a ebulição. |
No final da prática, foram entregues fichas de avaliações para os alunos preencherem dando opiniões e sugestões das aulas práticas, avaliarem as bolsistas e a aula prática que tiveram.
Ficha Técnica:
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara
Turmas: 9° anos (9°A, 9°B e 9°C)
N° de alunos atendidos: aproximadamente 90 alunos
Data: 16/03/2017
Bolsistas envolvidos: Ana Paula de Souza, Luana Boeira, Raquel De Villa e Luciana Bonato Lovato (supervisora)
Referência da imagem:
http://www.fisicainvertida.com/termodinamica_aulas/aula_01/imagem_e1a.jpg
Acesso em: 18 de março de 2017
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