Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2017

Relatório do LABCI – PIBID 2016 - Primeiro Semestre

Alunos de escola visitante no laboratório de Microscopia do CARVI


Na parceria entre LABCI e PIBID no primeiro semestre de 2016 foram atendidas pelos bolsistas 7 escolas de Ensino Fundamental que levaram ao todo 10 turmas, além de 3 escolas de Ensino Médio que compareceram com 6 turmas.

Foram oferecidas 9 oficinas: Separação de misturas; Saponificação; Briófitas e Pteridófitas; Preparo de soluções; Histologia; Microbiologia; Reações químicas; Citologia e Geologia.
No total, somente pelos bolsistas do PIBID, foram atendidos 410 alunos, que puderam realizar experimentos práticos nos laboratórios do CARVI. 

Em relação à formação dos bolsistas pode-se destacar que:
Willian Lando Czeikoski atuou em 7 oficinas, as quais versaram sobre: Separação de misturas; Briófitas e Pteridófitas (2); Preparo de soluções; Histologia; Microbiologia e Reações químicas.
Tatiane Eitelven atuou em 2 oficinas com os temas: Saponificação e Preparo de soluções.
Igor Pozzebon atuou em 3 oficinas de Histologia.
Luana Boeira atuou em 2 oficinas: Reações Químicas e Geologia.
Raquel de Villa atuou em 1 oficina de Citologia.

Além dos microscópios os alunos podem visualizar modelos anatômicos.
As demais oficinas oferecidas pelo LABCI incluíram também: Insetos; Extração de DNA, Aranhas e Escorpiões, Microbiologia; Os insetos e a ciência na Escola e Cinemática. Tais oficinas foram ministradas por diversos professores do CARVI que atenderam 8 turmas com um total de 313 alunos.

Desse modo, no primeiro semestre de 2016 foram atendidos 643 alunos no projeto LABCI provenientes de 11 escolas da região de abrangência do CARVI, incluindo os municípios de: Bento Gonçalves, Garibaldi; Veranópolis, Carlos Barbosa e Coronel Pilar.

Um comentário: