Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2017

Relatório do LABCI – PIBID 2016 - Segundo Semestre



Na parceria entre LABCI e PIBID no segundo semestre de 2016 foram atendidas pelos bolsistas 9 escolas que levaram ao todo 18 turmas de Ensino Fundamental e 3 turmas de Ensino Médio.
Foram oferecidas 11 oficinas diferentes das quais participaram 26 turmas: Briófitas e Pteridófitas (3) Trilha ecológica; Reações químicas (5); Separação de misturas; Histologia; Citologia (2); Geologia (2); Estações do ano e fases da Lua (4); Microbiologia (2); Botânica (4); Anatomia, Química: ácidos e bases.
Uma das vantagens deste projeto é possibilitar que alunos de escolas públicas manipulem equipamentos de alta qualidade.

No total, somente pelos bolsistas do PIBID, foram atendidos 581 alunos, que puderam realizar experimentos práticos nos laboratórios do CARVI. 

Em relação à formação dos bolsistas pode-se destacar que:

Willian Lando Czeikoski atuou em 2 oficinas e atendeu 5 turmas, as quais versaram sobre: Briófitas e Pteridófitas (4) e Trilha ecológica

Jéssica Pozza atuou em 2 oficinas e atendeu 4 turmas, trabalhando com os temas: Separação de misturas e Reações químicas.

Kétini Baccin atuou em 3 oficinas e atendeu 3 turmas, trabalhando com os temas: Citologia e Histologia, Microbiologia e Reações químicas.

Luana Boeira atuou em 2 oficinas e atendeu 3 turmas, trabalhando com os temas Geologia e Reações químicas.

Raquel de Villa atuou em 1 oficina de Química de ácidos e bases e atendeu 1 turma.

Aline de Godoy atuou em 1 oficina para uma turma, trabalhando o tema Reações Químicas.

Gladis Franck da Cunha atuou em 2 oficinas e atendeu 5 turmas, trabalhando com os temas: Estações do ano e fases da Lua (4) e Anatomia e Citologia.

Além dos equipamentos, o acervo dos laboratórios encanto aos alunos visitantes.
As demais oficinas oferecidas pelo LABCI incluíram também: Extração de DNA, Geoprocessamento e bússola; pH das soluções;; Classificação e caracterização de resíduos sólidos urbanos; Geleca (química) e Física: óptica; Eletricidade; Cinemática, MRU. Tais oficinas foram ministradas pela bolsista do LABCI (4 oficinas) além de diversos professores do CARVI que atenderam 13 turmas com um total de 190 alunos.

Desse modo, no segundo semestre de 2016 foram atendidos 985 alunos no projeto LABCI provenientes de 12 escolas da região de abrangência do CARVI, incluindo os municípios de: Bento Gonçalves, Garibaldi; Barão e Farroupilha.

Em todas as fichas de avaliação preenchidas pelos professores que acompanhavam as turmas visitantes, foi afirmado que as oficinas atenderam às expectativas e que a escola voltaria a trazer novas turmas.

Em resumo, no Ano de 2016 o total de 1.628 alunos de diversas escolas e séries do Ensino Fundamental e Médio foram atendidos pelo Projeto LABCI/PIBID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário