Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2017

Atividade de Seminário/Feira de Ciências para Sétima Série


Nós, bolsistas e acadêmicos, durante toda a graduação, desenvolvemos atividades que nos expõem a diferentes situações para que, em um futuro próximo, possamos ter segurança quando forem tratados assuntos em frente a um público conhecido ou desconhecido. Uma destas atividades que nós desempenhamos são os Seminários, do latim seminarius, que são de extrema relevância, pois possibilita a troca de conhecimento. Indo mais a fundo, um seminário, entre outras definições, é onde todas as pessoas ou alunos de um grupo pesquisam sobre algo e apresentam as informações coletadas a outro grupo sob a supervisão de um professor.
E foi realmente isso que foi feito na aula do dia 19/08/2016, sexta feira. Um seminário entre os alunos da turma 71 do sétimo ano da Escola Princesa Isabel. Cabe ressaltar, que esta atividade foi feita em sala de aula e serviu para treinamento para que estes alunos apresentem futuramente para outras séries em uma feira de ciências.
Os Alunos desenvolveram a atividade em 3 aulas, na primeira eles iniciaram os trabalhos na sala de informática pesquisando sobre os assuntos que seriam abordados, já na segunda aula os alunos, iniciaram a execução do trabalho com a supervisão da professora Ariane Pegoraro Nuncio e da Bolsista Ketini Bacin. Porém, na data específica acima os alunos concluíram a atividade apresentando para os colegas em sala.
Foi interessante ver que eles conseguiram executar a proposta, contudo, com umas ressalvas. Alguns alunos simplesmente liam nas folhas o que tinha sido feito sendo que poucos se aventuraram sem a leitura e tentaram falar com suas próprias palavras, fato recorrente não só no ensino fundamental e médio, mas também dentro da universidade.
Sobretudo, a atividade foi atendida e conseguiu dar um retorno bem interessante conforme mostra o vídeo abaixo. Obviamente, que ouve um excesso de conversa durante o seminário, mas nada que interferiu no andamento da proposta.
Por fim, reforço novamente que as atividades de pesquisa e apresentação em forma de seminário são relevantes, pois os alunos deixam um pouco a inibição de lado e também saem da zona de conforto. Quando possível, sugiro que os bolsistas trabalhem com esta proposta. Pesquisa, execução e apresentação. Isso da continuidade e exalta a importância dos trabalhos dos alunos, que podem, além disso, relacionar o assunto com ocasiões pontuais durante o dia a dia.

Escola Princesa Isabel
Bolsista: Willian Lando Czeikoski
Turma: 71, sétimo ano.
Quantidade de Alunos: 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário