Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Tarde de diversas atividades - parte 1

Na tarde do dia 03 de Novembro, na quinta-feira, as cinco bolsistas do PIBID que atuam na escola EMTI São Roque, reuniram-se na escola para realização de diversas atividades simultaneamente.
A primeira atividade da tarde foi desenvolvida com a turma do primeiro ano (11), para uma série de tarefas na horta.
Para realização das tarefas as crianças foram divididas em grupos coordenados pelas bolsistas. Um grupo permaneceu na sala de aula com as bolsistas Jéssica e Raquel para a preparação de vasos com garrafas pet, a fim de ser utilizados no plantio de flores, que foi posteriormente feito na horta com acompanhamento da professora Lisiane.
Outros dois grupos foram para a horta colher sementes de rabanetes e rúculas com as bolsistas Bárbara e Tatiane. Na horta cada grupo colheu as vagens que após foram descascadas para retirada das sementes no laboratório de Ciências.


Alunos colhendo sementes juntamente com as bolsistas Bárbara e Tatiane.

Alunos colhendo sementes.
A rúcula e os rabanetes haviam sido anteriormente semeados pelos alunos, e depois de prontos foram colhidos e utilizados na alimentação. Porém alguns pés foram deixados para trás, com o intuito de retirar suas sementes maduras para um novo plantio. Essa tarefa foi muito importante para as crianças compreenderem de onde realmente vêm as sementes que elas semeiam na horta.
Os últimos dois períodos foram de atividades com a turma do sexto ano, que foi dividida da seguinte maneira: parte dos alunos ficou no laboratório de ciências com as bolsistas Raquel, Bárbara e Luana, dando continuidade a montagem dos relatórios referentes ao terrários. Os alunos já haviam feito à capa na semana anterior, porém alguns ainda precisavam finalizá-las. Depois disso iniciou-se a introdução. Assim como foi feito com a capa, antes de alunos iniciarem o trabalho, as bolsistas fizeram uma explicação sobre o que era introdução e como devia ser feita.

Alunos no laboratório com a bolsista Luana, desenvolvendo o relatório dos terrários.
Alunos escrevendo a introdução do relatório.

Alunos no laboratório com a bolsista Raquel, desenvolvendo o relatório dos terrários.
Um grupo do sexto que estava mais adiantado com a atividade do relatório, foi para a horta com a bolsista Tatiane, para fazer a delimitação de um canteiro de chás com blocos de concreto que haviam chegado à escola através de uma nova doação da CONCRESUL. E parte desse grupo permaneceu com a professora Lisiane para delimitação de outro canteiro, que continha Pulmonárias (Pulmonaria officinalis) e também precisava ser concluído.



Alunos fazendo a delimitação dos canteiros de chás.

Delimitação do canteiro com blocos de concreto.


Alunos com a professora Lisiane, delimitando o canteiro de pulmonárias.

E um último grupo foi para a horta fazer a colheita de favas, com a bolsista Jéssica que já estavam prontas para serem consumidas.




Alunas com a bolsista Jéssica, descascando favas, após serem colhidas por elas.
A realização de todas essas atividades com o sexto ano foram de maneira a revezar os alunos. De modos que parte iniciou o trabalho na sala de aula e parte atividades externas na horta, sendo que no segundo período trocou-se as equipes, de modos que todos pudessem participar das duas atividades, sem prejudicar o andamento dos alunos.

              Ficha técnica
Escola: EMTI São Roque
Data: 03/11/2016
Número de alunos atendidos: 47
Bolsistas envolvidas: Bárbara G.Z.P. Gomes, Jéssica Pozza,  Lisiane Souza,Luana Boeira,                   Raquel de Villa e Tatiane Eitelven .

Nenhum comentário:

Postar um comentário