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quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Minerais - Rochas - Solo - Erosão

Durante duas semanas foram trabalhadas matérias sobre minerais, rochas, solo e erosão com as turmas de 6º ano, na EMEF Princesa Isabel. Os conteúdos abordados pela professora Ariane Pegoraro e pelos pibidianos, foi à ênfase na formação da Terra, nas camadas que ela compõe, de que é composto o nosso solo e como ele se formou, o que é como acontece a erosão no meio ambiente.
No dia 29 de setembro, quinta-feira, nos primeiros períodos os alunos da turma 63 se deslocaram até a sala de vídeo para ter uma aula, ministrada pela pibidiana Aline de Godoy, com slides sobre minerais, rochas e solo. Começando a explicar o que são os minerais, sua formação, exemplos de cristalinidades como o do grafite e do diamante na Figura 1. Posteriormente, a formação das rochas, sendo os minerais sua principal matéria prima, e os diferentes tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas, como na Figura 2. Logo após com o solo, camada terrestre principal da Terra, que auxilia no crescimento da vegetação e sobrevivência dos seres vivos. Ocorreu a complementação dos diversos conjuntos de solo, sendo a primeira camada do interior para o superior como na Figura 3, contendo mais degradação das rochas. E a medida que vai chegando mais próximo a superfície, o solo vai se tornando mais “solto”, um solo mais rico em nutrientes, comportando menos rochas e mais raízes de plantas.
Figura 1: cristalinidade dos minerais.  Figura 2: os tipos de rochas.  Figura 3:camadas diversificadas do solo.

E no dia 06 de outubro a aula concluiu com a erosão do solo, contendo as seguintes perguntas: o que é a erosão e como ela acontece. Decorreu primeiramente com um breve texto em sala de aula sobre erosão, ministrado pela prof. Ariane, e em seguida no laboratório de ciências, com a prof. Aline, onde tinha um desenho esquemático e uma prática feita com garrafas PET’s. O desenho demonstra exemplos de erosão em uma montanha com vegetação e uma montanha sem vegetação em seu pico, na Figura 4. Com a vegetalidade no topo acontece o processo natural e lento (erosão), devido às plantas amorteceram o impacto das chuvas e, principalmente, evitando os deslizamentos. Com o topo sem a vegetação, a probabilidade desses deslizamentos acontecerem é bem maior, particularmente muito ruim, se houver casas/famílias que moram logo abaixo dessas colinas.
Figura 4:desenho esquemático de topos de morros com e sem vegetação.
Isso acontece, pois há a ação antrópica por trás, que acelera esse processo de erosão natural, trazendo como consequências a perda de solos férteis, a poluição das águas, o assoreamento dos cursos e reservatórios, entre outros impactos.
A prática, como mencionado anteriormente, foi realizada com três garrafas PET’s, sendo plantado, na primeira, grama, simulando a vegetação. Na segunda, terra e serapilheira e na terceira, somente terra, simulando o topo sem a vegetação. Porém como o alpiste não desenvolveu bem seu crescimento, na primeira garrafa, houve a colocação de grama por cima, consequentemente não existiu a fixação das raízes na terra. Todavia aconteceu o que se esperava na representação, na primeira, a absorção das águas pelas plantas, na segunda, um pouco menos por causa das folhas depostas sobre o solo e na terceira, a erosão que ocorre quando não há nada para poder controlar o efeito das chuvas, levando a terra junto, Figura 5.
Figura 5: PET's expondo o nível de erosão das características de cada garrafa.
Voltando para a sala de aula os estudantes tinham que relatar com poucas palavras o que aprenderam com o desenho esquemático e com a prática, mencionando o que se passou quando a água foi adicionada nas garrafas.
Foto de alguns dos estudantes da turma 63.


Escola: EMEF Princesa Isabel
Turma: 6º ano, 63
Números de alunos envolvidos: 24
Bolsistas Envolvidas: Aline de Godoy 
Parceiros: Professora Ariane Pegoraro
Data da atividade: 29/09 e 06/10

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