Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Continuidade das atividades

No dia 28 de Outubro foi realizada na EMTI São Roque, uma série de atividades relacionadas ao projeto em andamento.
A primeira atividade da tarde foi executada com o quinto ano (51), onde foi dada continuidade a tarefa com as sementeiras montadas na semana anterior. Primeiramente os alunos regaram tanto as sementeiras que ficaram na sala de aula, quanto às colocadas próximas a horta escolar. Após os alunos precisaram preencher uma tabela de observação, verificando se as sementes já apresentavam crescimento, e se haviam diferenças entre as colocadas na sala e as que estavam no lado de fora, além de observações gerais percebidas por eles.

Sementeiras, com sementes já germinadas.
A segunda tarefada tarde, contou com a participação do sexto ano (61), onde novamente foi realizada a atividade científica de  observação do terrário, para que os alunos possam ter material suficiente para montar posteriormente um relatório de todo o processo de desenvolvimento do terrário, e também para que desenvolvam um olhar observador. Os cinco terrário foram analisados por cada grupo responsável, e as observações foram todas registradas em uma tabela que vem sendo preenchida no decorrer das semanas, individualmente por cada integrante componente do grupo.

Observação do terrário das plantas suculentas.

Alunos observando terrário e fazendo anotações.

Alunos observando o terrário com auxilio de uma lupa.
A terceira tarefa foi feita com o terceiro ano (31), onde a turma foi dividida em três grupos.
Um grupo foi para a horta com a bolsista Bárbara, para atividade de limpeza da horta (remoção de ervas daninha dos canteiros).

Alunos fazendo a limpeza dos canteiros.

Alunos fazendo a limpeza dos canteiros.

O segundo grupo composto de meninas da turma, foram para horta com a bolsista Luana para colher mais ervilhas que estavam prontas e após fizeram a retiradas das sementes da vagem para serem entregue a cozinha e assim poder ser utilizada na alimentação.
Alunas e bolsista colhendo ervilhas.
Aluna colhendo ervilhas.
Meninas retirando as sementes de ervilha da vagem.

O terceiro grupo foi coordenado pela professora/bolsista Lisiane, onde foi fizeram a retirada de matéria orgânica da composteira e a colocaram nos canteiros de flores do pátio da escola.

Alunos colocando matéria orgânica nas flores

A última atividade da tarde foi realizada com o sétimo ano (71), que foi a continuação da montagem do herbário. A organização da atividade continuou ocorrendo  de mesma forma da semana anterior, onde parte dos alunos faziam a secagem das plantas no microondas, enquanto os demais faziam a  pesquisa em livros de Botânica, para o preenchimento da ficha técnica.
Pode-se afirmar que a tarde foi extremamente produtiva e diversa nas atividades propostas.

Ficha técnica
Escola: EMTI São Roque
Turma: terceiro, quinto, sexto e sétimo ano.
Número de alunos atendidos: 90
Bolsistas envolvidas: Bárbara G. Z. P. Gomes, Luana Boeira e Lisiane Souza.

Data da atividade: 28/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário