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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

“UMA PROPOSTA DE AULA MULTI EXPOSITIVA SOBRE FUNGOS”

Figura 1: As amostras de fungos e o experimento de fermentação foram observados sem e com o uso do microscópio da escola.

Este projeto teve por objetivos fazer com que os alunos pudessem conhecer os diversos tipos de fungos, compreendendo a importância destes organismos em vários ambientes e sua relação com os demais seres vivos, bem como utilizar as instalações do laboratório de ciências da escola, valorizando este espaço educativo. 
Estas aula sob demanda foi desenvolvida pelas bolsistas Alien Mavi Frantz e Ana Alice Bilha à pedido do professora titular de uma turma do sexto ano do Colégio Estadual D.Isabel.
Para o seu desenvolvimento foi elaborado um experimento com leveduras para demonstrar o processo de fermentação com captura do gás carbônico. Inicialmente, uma breve apresentação de slides relembrou o conteúdo abordado pela professora, após, foram expostos, sobre uma bancada do laboratório de ciências da escola, alguns exemplares de fungos (cogumelos, bolores, e leveduras). 
Posteriormente, com a participação dos alunos foram montadas três lâminas para microscopia, duas com dois bolores encontrados nos exemplares expostos e uma com a levedura Saccharomyces cerevisiae, utilizada na fabricação de pães e cervejas. Também foram observados cultivos de fungos fitopatógenos dentro de pequenos frascos.

 
Figura 2: Também foram observados cultivos de fungos fitopatógenos dentro de pequenos frascos para evitar contaminação. Imagens em detalhes e descrições de cada fungo auxiliaram a observação.


Figura 3: Após uma breve apresentação de slides no notebook para relembrar o conteúdo abordado pela professora titular, foram expostos, sobre uma bancada do laboratório de ciências da escola, alguns exemplares de fungos (cogumelos, bolores, e leveduras).

No decorrer desta atividade, os alunos permaneceram atentos às explicações, questionando quando tinham dúvidas e expondo seus conhecimentos prévios e vivências relacionados ao assunto, concluindo-se, assim, que está prática contribuiu para a aprendizagem significativa sobre a importância e aplicação dos fungos, pois possibilita a participação ativa dos educandos em vários momentos e explora recursos técnicos instalados no laboratório de ciências da escola.
Figura 4: Com a participação dos alunos foram montadas três lâminas para microscopia, duas com dois bolores encontrados nos exemplares expostos e uma com a levedura Saccharomyces cerevisiae, utilizada na fabricação de pães e cervejas.


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