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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O RELÓGIO DO CORPO HUMANO COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.

O Relógio do Corpo Humano do Colégio Estadual Dona Isabel da cidade de Bento Gonçalves, RS.

Está sendo implementado um projeto de “Relógio do Corpo Humano” no Colégio Estadual Dona Isabel da cidade de Bento Gonçalves, envolvendo a atuação do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UCS-CARVI.

O Relógio do Corpo humano é uma horta temática em forma de círculo com 12 divisões, como em um relógio. Em cada divisão é plantada uma erva medicinal relacionada a um órgão, assim, cada “canteiro-hora” tem plantadas as ervas medicinais adequada ao órgão cujo metabolismo é mais acentuado no referido horário.

 Esse projeto inclui vários objetivos educativos, como o de ensinar e incentivar os alunos a cuidarem das plantas, bem como saber usá-las no preparo de chás ou sucos medicinais que fazem bem para a saúde e podem ser usadas cotidianamente de acordo com a sua indicação.

O plantio envolveu o trabalho organizado e cooperativo dos alunos.

 Ao possibilitar o contato dos alunos com um espaço educativo que constitui um laboratório a céu aberto trabalha-se o ambiente natural, especialmente, os vegetais com atributos medicinais, contribuindo para um maior entendimento do corpo humano e dos cuidados com a saúde.

No momento, em parceria com o CARVI, que cedeu alguns funcionários especializados, a estrutura em concreto do relógio já foi montada e ele foi cercado com tela para evitar vandalismos, mantendo a visibilidade.
Montagem das estruturas de concreto, as quais foram adquiridas com verba do Subprojeto PIBID-BIOLOGIA-CARVI.


Colocação da terra adubada, com orientação do Sr. Dorval Brandelli, funcionário do CARVI-UCS.

Colocação da cerca de proteção.
Assim que foi concluída a estrutura física, as plantas medicinais foram plantadas por alunos do Ensino Médio, orientados pela supervisora e bolsistas do PIBID. A próxima etapa, em andamento, evolve a identificação das plantas pelo nome científico e vulgar, com colocação das placas de identificação.

Conclusão do plantio de plantas medicinais por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Dona Isabel.

Por: DÉBORA KÁTIA DORNELLES¹, ALINE NOBRE GUINDANI²; GLADIS FRANCK DA CUNHA³

1. Supervisora PIBID/Colégio Estadual D. Isabel; 2. Bolsista PIBID/BIOLOGIA/UCS - CARVI; 3. Coordenadora de área PIBID-Ciências Biológicas-CARVI

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