Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ATIVIDADE DE HORTA ESCOLAR PARA ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Este projeto foi elaborado pelos bolsistas do PIBID-Biologia-CARVI na EMEF Princesa Isabel, com o objetivo de reativação da horta escolar para criação de espaços alternativos de práticas complementares às aulas teóricas em todas as turmas da escola.

Antes do projeto ganhar vida.
Projeto em andamento.
Como um todo, a horta escolar tem a finalidade de introduzir a temática de educação ambiental, proporcionando, aos estudantes, experiências práticas de contato direto com a terra, o manejo de vegetais e o cuidado com os seres vivos.

Além disso, a horta poderá aprimorar o conhecimento dos alunos de todas as séries, desde o jardim até oitavo ano, sobre diferentes conteúdos, tais como solo, água, fotossíntese, compostagem, microrganismos, ecossistemas, alimentação e saúde. 


Os trabalhos se iniciaram com a ajuda do grupo voluntário de ciências da escola, que é composto por alunos de diferentes turmas, a partir do 6º ano.
A reativação da horta iniciou em agosto de 2014, com a limpeza dos canteiros, contando com a ajuda do grupo de ciências da escola, o qual envolve alunos de series diferenciadas.

A horta constitui um meio de muitas informações sobre a reciclagem e a importância dos microrganismos para o solo.
 
Rubem Alves dizia da importância de educar com alegria. A horta também trouxe este momento, quando os alunos plantaram as mudas e aprenderam sobre a importância dos cuidados com a terra.
Após a organização do espaço, as primeiras turmas atingidas foram às crianças dos segundos anos, que plantaram diversas mudas de hortaliças.  Entre os meses de agosto e setembro de 2014, já haviam sido atingidas as turmas do segundo ano e do sexto ano.

Alunos do segundo ano, após terem implantado as placas de identificação em suas devidas áreas e limpado os locais de ervas que prejudicam o crescimento das hortaliças.
Além das atividades didáticas, se quer estabelecer a interação com o entorno da escola, através de feiras abertas à comunidade.

 
Em uma das atividades, houve a participação de alunos do IFRS, que contribuíram na execução de tarefas e doaram as mudas para plantio

1- Bolsistas de Iniciação à Docência PIBID-Ciências Biológicas-CARVI:
JESSICA JANINI; KAROLINE KRONHARDT; LAIS ZORZI; MONIQUE DEPELEGRIN e WILLIAN LANDO CZEIKOSKI

2- Supervisora PIBID/EMEF Princesa Isabel:
ARIANE PEGORARO NÚNCIO

3- Coordenadora de área PIBID-Ciências Biológicas-CARVI:

GLADIS FRANCK DA CUNHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário