Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Detalhamento da implantação da Horta Escolnar no EMEF Princesa Isabel

Relatório 17 de 15/08/2014
Por Willian Lando Czeikoski  

De fato a horta na escola é uma prática renovadora e de trabalho em grupo, sendo muito importante para a educação. Neste dia conseguimos desenvolver o inicio de um trabalho extremamente importante. Nesta prática esteve presente o Grupo de Ciências da escola, os Pibidianos Jessica Zanini, Karoline Kronhardt, Lais Zorzi, Monique Depelegrin e Willian Lando Czeikoski e a coordenadora Ariane Pegoraro, também vale ressaltar com muito entusiasmo, a colaboração dos alunos de Tecnologia de Alimentos e Agronomia do Instituto Federal de Bento Gonçalves. Este grupo, além de informações relevantes e pertinentes ao assunto, trouxe mudas de diversos tipos de hortaliças.
Os trabalhos se iniciaram com os Pibidianos Jessica e Willian, preparando a horta e o buraco para a compostagem. Após, o grupo do IFRS – Bento Gonçalves, palestrou sobre a importância da Horta e da compostagem, utilizando termos simples e de fácil compreensão para os alunos do 2º ano, como reciclagem, microrganismos e alimentação. Feita a palestra, os alunos foram direcionados até o local da Horta. Neste local em primeiro lugar os alunos apenas observaram a dinâmica da compostagem e como ela é feita. O processo foi o seguinte: colocou-se os resíduos, misturando-os, depois inseriu-se uma camada de adubo e folhas secas que também foi revolvido e depois toda está camada foi coberta com terra. Este trabalho serviu para demonstrar a importância dos microrganismos para a decomposição da matéria orgânica.
Na sequência, os alunos foram posicionados entre os canteiros e ali, receberam as orientações de como era organizado um canteiro, as crianças envolvidas puderam tocar na terra e plantar varias mudas de alface, beterraba, repolho... Esta aula foi muito divertida, eles adoraram a atividade e puderam manipular as hortaliças de modo que pudessem entender que dali sairia alimentos saudáveis, bem diferente dos alimentos encontrados em embalagens descartáveis.
Contudo, depois de finalizada a aula, nós, Pibidianos e o Grupo de Ciências reorganizamos a Horta de forma que as hortaliças ficassem uniformemente distribuídas. E no final dos trabalhos, foram limpas as ferramentas e foi efetuada a varrição da calçada, mantendo a organização do local.

Conclusão:
Ficou clara a importância do projeto, e também, a inquietude dos alunos, o que de fato tornou a aula um pouco difícil, mas dentro da normalidade, pois a inquietude foi saudável. 

Os alunos estavam felizes e plantaram varias mudas, sendo um dos fatores importantes, eles terem sujado suas mãos. Sujado no sentido de desenvolver o trabalho, podendo sentir o cheiro e as características da terra de forma empírica, pois, como dizia Rubem Alves: “A horta é uma festa para os cinco sentidos. Boa de cheirar, ver, ouvir, tocar e comer.” 











Referência:

NEIMAN, Zysman. Ecoturismo e educação ambiental: caminhos para uma nova consciência da comunidade universitária. Pernambuco: 2001. Disponível em: <http://www.apoema.com.br/InformaLista18a.htm> . Acesso em: 18 de Agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário