Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

A importância da reativação dos laboratórios de Ciências nas Escolas!

Estrutura e equipamentos do Laboratório de Ciências do Colégio D. Isabel de Bento Gonçalves.

As primeiras ações do subprojeto  PIBID - Ciências Biológicas - CARVI, em 2014, envolveram a reativação do laboratório de ciências do Colégio D. Isabel
1- Os microscópios novos saíram das caixas e foram montados para uso.
2- Novas tomadas foram instaladas.
3- Os materiais disponíveis foram catalogados e avaliados.
4- Protocolos de atividades laboratoriais foram elaborados.

Estas ações tiveram uma grande repercussão e muitas turmas desejaram participar da oficina sobre montagem de lâminas de células epiteliais para Microscopia.

A relevância destas ações podem ser percebidas através da análise da supervisora da escola:

"Ao avaliarmos o projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) desenvolvido no decorrer do ano letivo no Colégio Estadual Dona Isabel, percebemos que o mesmo foi de extrema importância, pois possibilitou uma maior articulação entre teoria e prática, despertando em nossos alunos a curiosidade, o interesse e a ampliação do conhecimento" (Débora Dornelles).

Percebeu-se que a atuação das bolsistas organizando as práticas e preparando materiais contribuiu para as aulas de ciências ou biologia de todos os professores que solicitaram tais atividades, especialmente as turmas da EJA que, dificilmente, conseguiam participar de aulas práticas oferecidas no subprojeto LABCI do CARVI.

Estudantes da EJA na oficina de montagem de lâminas de tecidos epiteliais no laboratório da escola.

Assim, tais atividades, devem ser mantidas e ampliadas em 2015, permitindo a transposição do conhecimento teórico para situações práticas e viabilizando a concepção de que a educação em Ciências e Biologia deve ser objeto de ações inovadoras, complementares ao ensino formal e capazes de explorar o caráter experimental e lúdico das ciências.

 
Estudantes da EJA em aula prática sobre Plantas Medicinais e preparo de chás, em complementação ao projeto do Relógio do Corpo Humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário