Ao longo do ano de 2017, vivenciei minha primeira experiência como bolsista em docência, através do subprojeto PIBID, que me proporcionou esta oportunidade.
Uma das primeiras ações: limpeza e manutenção dos micorscópios da escola. |
A importância de se ter o desenvolvimento desta prática em uma sala de aula é fundamental para os bolsistas que estão se aprimorando no curso de licenciatura.
Agreguei um amplo conhecimento de como lidar tanto no laboratório quanto em sala de aula, desde a revitalização de um laboratório até a aprendizagem e a reaprendizagem do bolsista e do aluno, onde se tem uma troca de conhecimento infalível.
Essa parceria do PIBID com a EEEM Mestre Santa Bárbara gerou um elo de aprendizagem muito forte, obteve-se a troca de abordagens de conhecimento entre os próprios bolsistas, onde os que estavam há mais tempo no subprojeto passavam para os mais novos as suas experiências vivenciadas neste subprojeto.
Essa aquisição destas experiências é uma forma de facilitar para os bolsistas que ainda não tinham ideia de como realizar certas práticas que eram realizadas em aula.
O contato com os alunos é indispensável, pois se percebe nitidamente o interesse que desperta nos mesmos, além de aprenderem muito com as aulas práticas, onde antes somente o conteúdo em si não bastava para se ter uma melhor compreensão.
Os alunos são a banca principal deste subprojeto, sem eles não teria como desenvolver um aprendizado na docência, as dúvidas que surgem neles são fundamentais para fazer com que o bolsista ensine e aprenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário