Na Terça-feira do dia 15 de agosto, no turno da tarde foram realizadas as atividades práticas referentes aos ácidos, bases e indicadores, juntamente com a supervisora e as bolsistas do PIBID para as turmas do 9º ano (9º A - 9º B - 9º C). Os alunos estavam organizados em grupos e trouxeram de casa substâncias como: leite, suco de limão, refrigerante, sabão em pó (dissolvido em água), água, água sanitária e bicarbonato de sódio (dissolvido em água), para que pudessem realizar a prática. Os indicadores utilizados foram o Papel Tornassol (azul e vermelho), Fenolftaleína, Azul de Bromofenol e fitas de pH.
A definição mais tradicional para ácidos e bases foi desenvolvida no final do século XIX, por Svante Arrhenius, um químico sueco, que estabeleceu os ácidos como substâncias que em solução aquosa liberam íons hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas (OH-).
Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas em ácido. Já as bases possuem gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar. A acidez ou basicidade de uma solução está relacionada à sua concentração hidrogeniônica e uma maneira simples de representar esta concentração é através do seu pH. É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.
Indicadores são substâncias orgânicas que apresentam coloração característica de acordo com o meio onde se encontram. Estas substâncias têm a propriedade de mudar de cor dentro da zona de transição do indicador, com as variações de pH do meio. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração eletrônica.
- Azul de Bromofenol apresenta coloração amarela (pH até 3.5), ou verde (pH acima de 3.5 até pH 4.5) e coloração azul com pH acima de 5.
- Fenolftaleína em meio ácido apresenta-se incolor e em meio alcalino na cor rosa
- Papel Tornassol azul em solução ácida adquire coloração vermelha. Papel Tornassol vermelho em solução alcalina adquire coloração azul.
Os alunos receberam uma tabela para preencherem as lacunas conforme a prática, primeiramente utilizaram o indicador com Papel Tornassol, em uma Placa de Petri colocaram o suco de limão e na outra placa colocaram a água sanitária. Em cada placa colocaram uma tira de Papel Tornassol Azul e Vermelho, observaram acidez e basicidade de cada substância.
Placas de Petri com as substâncias e papéis Tornassol com cores modificadas. |
O suco de limão como é um ácido cítrico, o Papel Tornassol Azul obteve a coloração vermelha, o que mostrou ser ácido. Na água sanitária, o Papel Tornassol Vermelho obteve a coloração Azul, concluindo assim a sua basicidade.
- Tabela para Indicadores de Fenolftaleína, Azul de Bromofenol e pH.
Os alunos acrescentaram medidas aproximadamente de dois dedos de cada substância em 2 tubos de ensaio. Ex: 2 tubos de ensaio com leite, em um tubo de ensaio com leite adicionaram 3 gotas de Fenolftaleína e o outro tubo de ensaio com leite acrescentaram 3 gotas de Azul de Bromofenol, e assim fizeram com todas as substâncias. Anotaram as colorações de cada substância após adicionarem a Fenolftaleína e Azul de Bromofenol.
Tubos de ensaios com indicadores de Fenolftaleína e Azul de Bromofenol presentes nas substâncias. |
Os alunos verificaram os valores de potencial de hidrogeniônico com as fitas de pH em substâncias sem indicadores, para obterem resultados mais exatos das classificações de cada substância (ácida ou alcalina), para também realizarem o descarte apropriado de cada uma, pois não se pode descartar diretamente em ralos as substâncias com indicadores que podem agredir o meio ambiente.
Alunos adicionando indicador de Fenolftaleína. |
Aluna adicionando 3 gotas de Azul de Bromofenol. |
Alunos dissolvendo o sabão em pó na água. |
Aluno preparando o suco de limão. |
Tubos de ensaio com indicadores. |
As aulas práticas são de extrema importância para os alunos associarem com as suas aulas teóricas e compreenderem cada vez mais.
Ficha Técnica:
Data: 15 de agosto de 2017.
Nº de alunos atendidos: aproximadamente 90 alunos.
Turmas: 9º ano (9º A - 9º B - 9º C).
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Luciana Bonato Lovato e Raquel De Villa.
Escola: EEEM. Mestre Santa Bárbara
Imagem: Escala de pH disponível em: < https://apiscina.files.wordpress.com/2015/04/escala-ph.jpg> acesso em ago. 2017.
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