Páginas

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Praticando Bioquímica com o Noturno!

     As duas primeiras semanas do mês de Julho de 2017 foram dedicadas à realização das aulas práticas sobre bioquímica celular com as turmas 11N e 12N do turno da noite da Escola Mestre Santa Bárbara.
     Na segunda à noite do dia 3 foi realizada a aula prática de Identificação de proteínas, através das soluções de alimentos preparadas previamente para sua realização, e na terça à noite do dia 4 realizou-se a prática de Identificação do Amido (Carboidratos), oportunizando assim, todas as turmas de 1° ano do Ensino Médio da Escola. Dando continuidade às práticas, no dia 11 foi realizada a extração do DNA do morango envolvendo o tema dos ácidos nucleicos.


 Aula prática de Proteínas.

 Comparação das cores das soluções com a tabela de proteínas.
 Aula prática de Carboidratos.


Aula prática extração do DNA do morango.

      Após a realização das aulas práticas, foram feitas as medidas do pH das soluções pelos alunos para se obter o descarte correto das mesmas.
Descarte das soluções.

     Na terça à noite foi realizada também a limpeza dos tubos de ensaio utilizados na aula prática de proteínas.


     É importante a interação e a complementação das aulas práticas no laboratório em relação ao que foi-se estudado em sala de aula. É através das práticas que os alunos são capazes de fazer relações e assimilar mais facilmente o conhecimento que ser quer transpor à eles.

      A estrutura do laboratório da Escola é ótima o que facilita e torna muito mais acessível a realização das aulas práticas.

Ficha Técnica:

Datas das atividades: 03, 04 e 11 de julho de 2017
Turmas: 1º anos E. Médio (11N e 12N)
Número de alunos atendidos: 60 alunos
Bolsistas envolvidos: Ana Paula de Souza, Luciana Bonato Lovato, Raquel De Villa e Tatiane Eitelven.
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário