Como é importante compreender o funcionamento da natureza ao observar, dia a dia, a
movimentação dos animais na terra, o crescimento das plantas, o ciclo da água...
Como podemos observar isso??
Simples! Além de observar na própria natureza, podemos montar um terrário!
Terrário?? O que é isso?
É um recipiente de vidro com pedras, areia, carvão (cinza), terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural através das paredes transparentes do recipiente!
Na Segunda-feira do dia 15 de maio, foram atendidas duas turmas do 6° ano. E na Terça-feira do dia 16 de maio foi atendida mais uma turma do 6° ano da escola Mestre Santa Bárbara. As bolsistas retomaram conceitos de fotossíntese e respiração, foi dada também a explicação de como funciona e de como fazer esse ecossistema em miniatura.
A ideia é reproduzir o meio ambiente vegetal para checar o ciclo completo da água. Nos faz entender como funciona a camada de ozônio, nesse caso, quem exerce esta tarefa é o lacre do recipiente, sem este lacre, o vapor se perde no espaço e não há a oportunidade de molhar a terra para que o ciclo recomece. Neste ecossistema em miniatura é possível acompanhar a germinação de diferentes sementes ou ver como pequenos animais, os insetos, se comportam nesse espaço.
Materiais:
- Recipiente de vidro;
- Brita;
- Areia;
- Cinzas;
- Terra;
- Plantas;
- Pequenos animais (minhocas, insetos...);
- Água;
- Plástico filme.
Procedimento:
Primeiramente os alunos colocaram no recipiente de vidro, nesta sequência, a brita, areia, cinza, terra, fizeram o plantio, irrigaram o solo, colocaram os insetos e lacraram o vidro com o plástico filme.
A brita e a areia têm a função de drenar a água; as cinzas de carvão ajudam a não criar o mau cheiro nesse espaço, e a terra serve para nutrir o vegetal.
Deixar próximo da janela, aonde se tenha luz solar ou luz artificial.
Lacrado o vidro, começa o ciclo: através da irrigação feita no solo a água penetra na planta pela raiz e é liberada por meio das folhas pela evaporação. Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no lacre do vidro. Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo. Os animais sobrevivem dentro desse meio lacrado através da fotossíntese que as plantas realizam.
Alunos colocando brita, areia, cinzas e terra no recipiente. |
Alunos fazendo o plantio, irrigando o solo e lacrando o vidro. |
Grupos de alunos, cada grupo com seu terrário. |
Terrários prontos. |
Alunos observando os cloroplastos. |
Na Segunda-feira dia 22 de maio, alguns alunos juntamente com as bolsistas fizeram o terrário em tamanho maior para melhor comparação dos eventos, onde será feito o monitoramento semanal através de uma planilha.
Alunos colocando brita, areia, cinzas, terra e fazendo o plantio no terrário maior. |
Alunos fazendo o plantio, irrigando o solo e lacrando o terrário maior. |
Terrário maior e os terrários pequenos prontos. |
Esta é a proposta para se trazer a natureza para perto de nós, e através deste recurso observaremos e compreenderemos o funcionamento da natureza, meio em qual fazemos parte. A cada uma ou duas semanas pode-se abrir para que as plantas recebam um pouco de brisa. Além de muito charmoso, o terrário é uma ótima ideia para se ter dentro de casa, apartamento, escola e no local de trabalho!
Ficha Técnica:
Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara
Turma: 6° ano
N° de alunos atendidos: 90 alunos aproximadamente
Bolsistas envolvidas: Ana Paula de Souza, Luana Boeira, Luciana Bonato Lovato, Raquel de Villa e Tatiane Eitelven
Data da atividade: 15/05/2017 ; 16/05/2017 e 22/05/2017
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