Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2017

Prática de Citologia

      
            Na tarde de terça-feira, dia 04 de Abril de 2017, as bolsistas do PIBID, juntamente com a supervisora da EEEM Mestre Santa Bárbara, realizaram a aula prática de Citologia, com 3 turmas do 7º ano (7A, 7B e 7C). Foram três seções de aulas práticas, onde cada turma foi atendida em períodos diferentes.
            Primeiramente as bolsistas se apresentaram, explicaram o que representava o PIBID. Posteriormente foram repassada algumas regras e questões de comportamento dentro deste ambiente.
            Em seguida houve uma breve retomada sobre o conteúdo a ser demonstrado, neste caso célula animal e vegetal, suas principais composições e diferenças para que os alunos pudessem se situar em relação à atividade proposta.
            A partir da explicação, as práticas começaram a ser produzidas, dois alunos foram selecionados para realizar a coleta da mucosa bucal, para fazerem a montagem da lâmina de célula animal, cujo o modo de preparo abaixo:

Lâmina da Mucosa Bucal:

·         Raspar levemente com um swab a parte interna da bochecha;
·         Fazer um esfregaço espalhando sobre uma lâmina de vidro o material raspado da bochecha;
·         Fixar o material pingando uma gota de álcool 70% e retirar o excesso de liquido em um pedaço de papel;
·         Pingar uma gota de azul de metileno e outra gota de água e retirar o excesso em um pedaço de papel;
·         Colocar a lamínula e retirar o excesso de liquido com papel filtro;
·         Observar ao microscópio.




            Após a montagem desta lâmina, a mesma foi levada até o microscópio para que os alunos pudessem observar a célula animal. Nesta lâmina foi possível identificar inúmeras células, diferenciando a membrana plasmática e o núcleo. Foram dispostas em microscópios algumas lâminas prontas de células e tecidos animal, célula vegetal, como a epiderme da cebola (parede celular, cloroplastos e vacúolo), onde foi explicado o preparo da lâmina da epiderme da cebola. Também pode-se utilizar uma lâmina pronta de folha, onde facilmente identificou-se os cloroplastos presentes.



             Foi gratificante ver a reação dos alunos ao observar as células no microscópio. Alguns demonstraram bastante interesse, questionando as bolsistas sobre o que viam. As atividades práticas são fundamentais para que os alunos possam relacionar o que estudam teoricamente com a visão real do conteúdo abordado, facilitando o aprendizado e o relacionando ao seu cotidiano.
            No final das aulas, foram entregue aos alunos uma ficha de avaliação para os alunos preencherem dando opiniões e sugestões das aulas práticas, avaliarem as bolsistas e a aula prática que tiveram.



Ficha Técnica: 

Escola: EEEM Mestre Santa Bárbara

Turmas: 7° anos (7°A, 7°B e 7°C)

N° de alunos atendidos: aproximadamente 90 alunos
Data: 04/04/2017

Bolsistas envolvidos: Ana Paula de Souza, Luana Boeira, Tatiane Eitelven e Luciana Bonato Lovato (supervisora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário