Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Continuidade no trabalho dos biomas.


Foi-se estudado, nas aulas de ciências dos 6º anos (61, 62 e 63), na EMEF Princesa Isabel, nos meses de agosto e setembro, os seis biomas do Brasil, suas características mais predominantes e as principais espécies de fauna e flora existentes nas regiões, compreendendo principalmente as espécies em extinção.
Esse trabalho envolveu completamente os alunos, pois os mesmos ficaram muito interessados em saber cada peculiaridade das espécies, como é seu habitat, o que comem (fauna), e se dão frutos ou flores (flora).
Assim, com esse grande envolvimento dos estudantes, os pibidianos Aline de Godoy, Kétini Baccin e Willian Lando decidiram, juntamente com a professora Ariane Pegoraro e a professora de artes, Márcia S., dar continuidade as atividades dos biomas. Onde o objetivo era o desenho de um mapa que representasse os limites de cada bioma, separando-os em cores, e a confecção de uma lista de espécies, seja fauna ou flora, que representasse as características típicas estudadas em aula sobre os biomas.
Logo, o Willian e a Kétini, disponibilizaram um pedaço de madeira com tamanho aproximado de 1 x 1 m, para as três turmas de 6º ano trabalharem. A medida que as aulas de ciências aconteciam, a professora Ariane conduzia como os alunos das três turmas poderiam desenhar o mapa do Brasil e delimitar as regiões certas dos biomas.  Para depois fazer a pintura correta. Tanto que no desenho do bioma da Mata Atlântica, foi bem detalhado a parte do desmatamento pela ação antrópica.
Alguns modelos das espécies confeccionados (61, 62 e 63).
Portanto nos meses de outubro e novembro, nas aulas de artes nas turmas 61, 62 e 63, foi separado de 4 a 8 espécies por turma.  Deste modo a Márcia S. ajudou os alunos a desenhar o animal ou planta escolhido no E.V.A e a fazer a montagem do indivíduo, cuidando sua coloração correta. Essa confecção motivou os estudantes a capricharem nas particularidades das espécies, com detalhes sem igual. Para posteriormente armar no mapa, desenhado na madeira, sua região adequada.
Espécies da turma 62 prontas, juntamente com o mapa terminado.
Grupos da turma 62 com seus modelos.

Espécies da turma 61 e 63, coabitando juntos.

Ficha técnica
Escola: EMEF Princesa Isabel
Turma: 6º anos
Número de alunos atendidos: 53
Bolsistas envolvidas: Aline de Godoy, Kétini Baccin e Willian Lando
Colaboradores: Ariane Pegoraro e Márcia Rodrigues
Data da atividade: continuou no mês de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário