Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2016

EMEF Princesa Isabel 6° Anos - Projeto Biomas do Brasil

Após o término das férias de inverno houve mudanças na direção da Escola Princesa Isabel, o que agregou mais turmas a professora Ariane Pegoraro e ao PIBID, entre elas mais duas turmas de 6° Ano (61 e 62). Em reunião foi decidido incorporar essas turmas ao projeto Biomas do Brasil, o qual começou com uma apresentação dos biomas.

Os trabalhos iniciais foram divididos entre as bolsistas Aline de Godoy e Kétini Baccin. Durante a manhã de segunda-feira, no dia 08 de agosto, foi trabalhado com a turma 61, onde realizou-se uma aula sobre os 6 diferentes biomas existentes no Brasil.

Depoimento Aline:

Apresentação do projeto na sala de vídeo da escola.
Aula de ciências aconteceu nos dois últimos períodos da manhã, com a professora Ariane Pegoraro e eu, pibidiana Aline de Godoy. Portanto no primeiro momento de aula os alunos foram a sala de vídeo para uma breve apresentação de slides com características e fotos dos biomas. Para começo do assunto ouve a explicação do que seria um ecossistema, um bioma, a fauna a flora do local. Posteriormente abordou-se características de cada bioma específico, além das espécies de fauna e flora de cada região. Seu tipo de clima, tipo de solo, temperatura, pluviosidade, relevo que são atribuídos para diferenciá-los.




No segundo momento de aula, os alunos retornaram para a sala de aula onde então a professora titular separo-os em seis grupos com o objetivo de desenvolver um breve resumo do que foi-lhes explicado e a responsabilidade de, na próxima aula, trazer produtos recicláveis para a produção de uma maquete para sobre o bioma dado. Muito interessante, pois a professora frisou que não quer que os alunos gastem para a elaboração da mesma, e sim que consigam associar a criatividade em procurar formas de objetos que vão lhes ajudar no desenvolvimento das características dos biomas.

Os trabalhos realizados com a turma que já era da professora Ariane (63), foram concluídos na quinta-feira 11 de agosto, com o auxílio da pibidiana Kétini. Os alunos que já haviam terminado suas maquetes na aula anterior, se dedicaram as apresentações sobre os biomas. Já na sexta-feira foi trabalhado com a turma 62, iniciando o projeto com a apresentação sobre os biomas.

Depoimento Kétini: Como a turma 63 já havia concluído os trabalhos, nos focamos na apresentação dos alunos, onde eles explicaram um pouco sobre o seu bioma e expuseram as maquetes (as quais muitos esqueceram de trazer os materiais para fazer, por isso tivemos que improvisar, mas o resultado final ficou muito bonito). Os alunos ainda são inexperientes em apresentar trabalhos, mas no geral criamos uma discussão bem interessante e trocamos muitas curiosidades.

Alunos da 63 na apresentação dos trabalhos. Maquetes: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.


Alunos da turma 62 pesquisando o trabalho escrito.

Em relação a turma 62 foi um pouco diferente, a profe Ariane e eu iniciamos conversando um pouco sobre o PIBID (pois era a primeira vez que trabalhamos com aquela turma), após sorteamos os biomas e nos dirigimos ao laboratório de informática para a apresentação de slides e posteriormente uma pesquisa sobre os biomas. O começo a aula foi um pouco conturbado, mas depois me familiarizei com a turma e a aula fluiu melhor. O próximo passo agora é a montagem das maquetes nas turmas 61 e 62.


Escola: EMEF Princesa Isabel
Turma: 6° Ano 61, 62 e 63
Número de alunos atendidos: 60
Bolsistas envolvidas: Aline de Godoy e Kétini Baccin
Parceiros: Professora Ariane Pegoraro e Carla (monitra de informática)
Data da atividade: 08/08/2016 a 12/08/2016







Um comentário: