Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

COMPOSTAGEM E HORTA!


Na última quarta-feira, foi o dia de mais atividades produtivas relacionadas à horta, realizadas pelas bolsistas do Pibid juntamente com os alunos!
Semana passada dois canteiros de alface roxa haviam sido colhidos, ficando assim disponíveis para um novo plantio. Então as atividades dessa semana iniciaram com os alunos do sexto ano indo a horta para fazerem o plantio de novas mudas.
A primeira tarefa contou com a participação dos meninos da turma, que se encarregaram de fazer a preparação da terra dos canteiros.

Meninos do sexto ano preparando a terra.

Após foi a vez das meninas fazerem seu trabalho, que por vez foi o plantio de mudas de radicci que estavam prontas para serem colocadas na terra. As mudas foram produzidas na própria escola  com outra turma de alunos que tinha feito a semeadura em pequenos potes reaproveitados.

Meninas do sexto ano fazendo o plantio das mudas.
Ainda os alunos fizeram a semeadura de sementes de cenoura diretamente na terra de um dos canteiros.

Aluna juntamente com a bolsista do PIBID, semeando cenouras.
Também nesse dia trabalhou-se sobre compostagem com as turmas do terceiro e do sétimo ano.
Com os alunos do terceiro ano (31) montou-se uma composteira que além de aproveitar a matéria orgânica também utiliza o chorume. Essas foram feitas com bombonas de água de 5 litros. Nela foram colocadas camadas de matéria orgânica encontrada na própria escola, como restos de verduras, frutas e folhas intercaladas com camadas de terra. Tivemos o cuidado para não colocar cascas de frutas cítricas para não tornar o Ph da terra muito ácido, pois também foi acrescentado minhocas a composteira, que por serem detritívoras auxiliam na aceleração e no bom resultado do processo.

Alunos do terceiro ano ouvindo a explicação da professora Lisiane de como seria montada a composteira.

Com a turma do sétimo ano foi feita outra composteira de mesmo modo, porém não colocamos as minhocas. Com isso objetiva-se fazer a comparação e análise de como vai ocorrer o processo em cada uma das duas.

Alunos dos sétimo ano juntamente com as bolsistas do PIBID, confeccionando a composteira.

Aluna do sétimo ano, juntamente com a bolsista do PIBID adicionando folhas secas a composteira.
Para a realização dos trabalhos de compostagem foi utilizado o espaço do Laboratório de Ciências.
Essa atividade foi extremamente enriquecedora, para que os alunos pudessem entender que a matéria orgânica, considerada para muitos como “lixo”, pode ser transformada em adubo e ser utilizada na horta escolar para potencializar sua produtividade.

Ficha técnica
Escola: EMTI São Roque
Turma: terceiro ano (31), sexto ano (61) e sétimo ano (71)
Números de alunos atendidos: 67
Bolsistas envolvidas: Lisiane Souza, Jéssica Pozza, Bárbara G.P Gomes e Tatiane Eitelven
Data da atividade: 10/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário