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sexta-feira, 8 de julho de 2016

LABCI – Laboratório de Ciências: Parceria com o PIBID. Prática de Botânica: Briófitas e Pteridófitas

O LABCI foi definitivamente um acréscimo para os Bolsistas do PIBID, pois consegue utilizar a estrutura educacional e laboratorial da universidade e fazer uma ponte interdisciplinar com o ensino fundamental e médio regional. E tem feito isso muito bem! São aproximadamente 7000 mil alunos de diversas instituições da região que já tiveram a oportunidade de vivenciar práticas nas dependências da Universidade, e nos últimos 3 anos de projeto, pôde contar com a ajuda dos Bolsistas do PIBID que certamente estão enriquecendo sua bagagem rumo a docência.
Em uma destas práticas, eu, Willian Lando Czeikoski, indo ao terceiro ano de Bolsa, presidi uma atividade de botânica: briófitas e pteridófitas, para alunos da 7ª série da escola Ernesto Dorneles, que localiza-se bem ao lado da Universidade de Caxias do Sul – CARVI. Indubitavelmente, foi uma das práticas mais interessantes que pude trabalhar, entre tantas que já presidi. Geralmente a prática se desenvolvia no laboratório com as plantas já coletadas e eram feitas as observações das partes principais com a Lupa, contudo, decidi mudar o protocolo e aprimorar a atividade, afinal o PIBID também é uma forma de pesquisa.
Dentro do amplo escopo da UCS, temos uma Mata preservada com diversas espécies de plantas desde Angiospermas, Gimnospermas, Briófitas e Pteridófitas, e lá temos uma trilha de fácil acesso, que possibilita visitas acompanhadas para fins educacionais. Neste dia da prática, resolvi levar a turma com aproximadamente 25 alunos para que eles pudessem observar as diferenças morfológicas e estruturais das plantas in loco, ou seja, na trilha que não é utilizada. Os alunos toparam o desafio no ato e puderam além de tirar dúvidas diversas, coletar o material necessário para a atividade posterior que foi no laboratório. Houve muita diversão e muita descontração e a atenção dos envolvidos foi de incrível satisfação. Todos participando e perguntando sobre Botânica e ficavam estarrecidos, quando algo que eles conheciam, como plantas exóticas, pudessem causar um desequilíbrio no ecossistema ali presente. E ficaram mais ainda impressionados com o tamanho e as curiosidades dos espécimes de Dicksonia sellowiana (Xaxim - Pteridófita) que existem no local, indo muito além do conteúdo exposto em sala de aula. Desta forma, todos participaram e puderam coletar seu exemplar, de forma sustentável é claro, e levar ao laboratório para observação o que trouxe um significado maior a atividade devido a sua continuidade em diferentes ambientes.
Sobretudo, digo novamente que foi uma atividade magnífica, pois quebrou-se o protocolo e a prática se desenvolveu de forma espontânea, sem perder a objetividade. E ao invés de durar uma hora como previsto, o tempo de duração foi de 2h15min, com total apoio das professoras presente e dos alunos envolvidos. Fato que pode ser observado nas fotos desta postagem.

By Willian Lando Czeikoski

Universidade de Caxias do Sul - CARVI - LABCI               
Turma:7° Ano
Número de alunos atendidos: 25
Bolsistas envolvidas: Willian Lando Czeikoski
Parceiros: Escola Ernesto Dorneles

Data da atividade: 05/07/2016


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