O LABCI foi definitivamente um
acréscimo para os Bolsistas do PIBID, pois consegue utilizar a estrutura
educacional e laboratorial da universidade e fazer uma ponte interdisciplinar
com o ensino fundamental e médio regional. E tem feito isso muito bem! São
aproximadamente 7000 mil alunos de diversas instituições da região que já tiveram
a oportunidade de vivenciar práticas nas dependências da Universidade, e nos
últimos 3 anos de projeto, pôde contar com a ajuda dos Bolsistas do PIBID que
certamente estão enriquecendo sua bagagem rumo a docência.
Em uma destas práticas, eu,
Willian Lando Czeikoski, indo ao terceiro ano de Bolsa, presidi uma atividade
de botânica: briófitas e pteridófitas, para alunos da 7ª série da escola
Ernesto Dorneles, que localiza-se bem ao lado da Universidade de Caxias do Sul –
CARVI. Indubitavelmente, foi uma das práticas mais interessantes que pude trabalhar,
entre tantas que já presidi. Geralmente a prática se desenvolvia no laboratório
com as plantas já coletadas e eram feitas as observações das partes principais
com a Lupa, contudo, decidi mudar o protocolo e aprimorar a atividade, afinal o
PIBID também é uma forma de pesquisa.
Dentro do amplo escopo da UCS,
temos uma Mata preservada com diversas espécies de plantas desde Angiospermas,
Gimnospermas, Briófitas e Pteridófitas, e lá temos uma trilha de fácil acesso,
que possibilita visitas acompanhadas para fins educacionais. Neste dia da
prática, resolvi levar a turma com aproximadamente 25 alunos para que eles pudessem
observar as diferenças morfológicas e estruturais das plantas in loco, ou seja, na trilha que não é
utilizada. Os alunos toparam o
desafio no ato e puderam além de tirar dúvidas diversas, coletar o material
necessário para a atividade posterior que foi no laboratório. Houve muita
diversão e muita descontração e a atenção dos envolvidos foi de incrível satisfação.
Todos participando e perguntando sobre Botânica e ficavam estarrecidos, quando
algo que eles conheciam, como plantas exóticas, pudessem causar um desequilíbrio
no ecossistema ali presente. E ficaram mais ainda impressionados com o tamanho
e as curiosidades dos espécimes de Dicksonia sellowiana (Xaxim - Pteridófita)
que existem no local, indo muito além do conteúdo exposto em sala de aula. Desta
forma, todos participaram e puderam coletar seu exemplar, de forma sustentável
é claro, e levar ao laboratório para observação o que trouxe um significado
maior a atividade devido a sua continuidade em diferentes ambientes.
Sobretudo, digo novamente que
foi uma atividade magnífica, pois quebrou-se o protocolo e a prática se
desenvolveu de forma espontânea, sem perder a objetividade. E ao invés de durar
uma hora como previsto, o tempo de duração foi de 2h15min, com total apoio das
professoras presente e dos alunos envolvidos. Fato que pode ser observado nas
fotos desta postagem.
By Willian Lando Czeikoski
Número de alunos atendidos: 25
Bolsistas envolvidas: Willian Lando Czeikoski
Parceiros: Escola Ernesto Dorneles
Data da atividade: 05/07/2016
Bah, muito bacana pelo que deu para ver. Parabéns pela aula!!!!!
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