A partir da ideia de implantação do aquário na EMTI São Roque - Professora Nilza Côvolo Kratz pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - UCS, julgou-se necessária uma apresentação e sensibilização de todos os alunos acerca do tema.
O aquarismo é uma atividade conhecida e praticada mundialmente,
proporcionando lazer e contato próximo com a natureza. Mesmo sendo um ambiente
artificial, a partir do desenvolvimento da biologia natural o local torna-se um
pedaço de rio ou lago, servindo como excelente modelo de ecossistema aquático que
permite a compreensão e comparação de diferentes domínios do conhecimento. O trabalho
teve como objetivos sensibilizar os estudantes quanto à importância do
equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e introduzir o tema aquarismo para o
projeto: Aquário na Escola. A proposta foi aplicar a dinâmica da “teia da vida”
após uma sucinta explicação sobre interações ecológicas para cada uma das
turmas de 1º a 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Turno
Integral São Roque - Professora Nilza Côvolo Kratz de
Bento Gonçalves – RS (a atividade envolveu 200 alunos). Para a prática
utilizou-se tarjetas com os elementos da cadeia alimentar dos ecossistemas
aquáticos e um novelo de lã. Inicialmente, foram fundamentados alguns conceitos
fazendo com que os discentes compreendessem que um ecossistema pode ser
definido como um conjunto formado por seres vivos e os demais elementos
interagindo entre si a fim de garantir um equilíbrio. No instante em que um
destes seres ou elementos se esgotar, ocorrerá um desequilíbrio ambiental, onde
todos sofrem as consequências, inclusive o ser humano. No ecossistema aquático
natural essa situação não seria diferente (muito menos em um aquário). Após a
explicação, as tarjetas foram distribuídas a todos os alunos, aleatoriamente, e
por meio de questionamentos sobre a cadeia ecológica cada estudante, elemento
da teia, era ligado com a lã, que foi passada no braço pelo mediador da
dinâmica. No final, todos os estudantes estavam interligados, formando uma
teia. Dessa forma, a partir dos questionamentos sobre a importância de cada
elemento na teia, foi possível aos alunos assimilar as consequências da
extinção das espécies e os impactos ambientais causados pela ação antrópica no
meio ambiente. Os resultados obtidos através da realização deste trabalho permitiram
verificar um aumento do interesse das turmas com relação ao tema proposto e ao
próprio aquário (posteriormente montado na escola) pontuado por observação não
obrigatória e questionamentos aos responsáveis.
Tarjetas utilizadas para a dinâmica em formato esquematizado exemplificando as correlações de um ecossistema aquático. |
Alunos do 7º ano fazendo as conexões de um ecossistema aquático com um novelo de lã, a partir das tarjetas orientadoras. |
Escola: EMTI São Roque
Turmas: 11, 21, 22, 31, 32, 41, 51, 61, 71
Número de alunos atendidos: 200
Bolsista envolvida: Luana Boeira
Parceiro: Professora Lisiane Souza
Data da atividade: 04/04/2016 até 30/06/2016
Turmas: 11, 21, 22, 31, 32, 41, 51, 61, 71
Número de alunos atendidos: 200
Bolsista envolvida: Luana Boeira
Parceiro: Professora Lisiane Souza
Data da atividade: 04/04/2016 até 30/06/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário