Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Dinâmica de Sensibilização Ambiental - teia da vida



A partir da ideia de implantação do aquário na EMTI São Roque - Professora Nilza Côvolo Kratz pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - UCS, julgou-se necessária uma apresentação e sensibilização de todos os alunos acerca do tema. 

O aquarismo é uma atividade conhecida e praticada mundialmente, proporcionando lazer e contato próximo com a natureza. Mesmo sendo um ambiente artificial, a partir do desenvolvimento da biologia natural o local torna-se um pedaço de rio ou lago, servindo como excelente modelo de ecossistema aquático que permite a compreensão e comparação de diferentes domínios do conhecimento. O trabalho teve como objetivos sensibilizar os estudantes quanto à importância do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e introduzir o tema aquarismo para o projeto: Aquário na Escola. A proposta foi aplicar a dinâmica da “teia da vida” após uma sucinta explicação sobre interações ecológicas para cada uma das turmas de 1º a 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Turno Integral São Roque - Professora Nilza Côvolo Kratz de Bento Gonçalves – RS (a atividade envolveu 200 alunos). Para a prática utilizou-se tarjetas com os elementos da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos e um novelo de lã. Inicialmente, foram fundamentados alguns conceitos fazendo com que os discentes compreendessem que um ecossistema pode ser definido como um conjunto formado por seres vivos e os demais elementos interagindo entre si a fim de garantir um equilíbrio. No instante em que um destes seres ou elementos se esgotar, ocorrerá um desequilíbrio ambiental, onde todos sofrem as consequências, inclusive o ser humano. No ecossistema aquático natural essa situação não seria diferente (muito menos em um aquário). Após a explicação, as tarjetas foram distribuídas a todos os alunos, aleatoriamente, e por meio de questionamentos sobre a cadeia ecológica cada estudante, elemento da teia, era ligado com a lã, que foi passada no braço pelo mediador da dinâmica. No final, todos os estudantes estavam interligados, formando uma teia. Dessa forma, a partir dos questionamentos sobre a importância de cada elemento na teia, foi possível aos alunos assimilar as consequências da extinção das espécies e os impactos ambientais causados pela ação antrópica no meio ambiente. Os resultados obtidos através da realização deste trabalho permitiram verificar um aumento do interesse das turmas com relação ao tema proposto e ao próprio aquário (posteriormente montado na escola) pontuado por observação não obrigatória e questionamentos aos responsáveis.


Tarjetas utilizadas para a dinâmica em formato esquematizado exemplificando as correlações de um ecossistema aquático.

Alunos do 7º ano fazendo as conexões de um ecossistema aquático com um novelo de lã, a partir das tarjetas orientadoras.

Alunos do 2º ano tecendo a teia do ecossistema. Cada turma foi orientada individualmente, com os termos e conceitos sendo utilizados de acordo com a média da faixa etária. Porém o tema principal sempre foi o mesmo: Ecossistema Aquático, importância e problemas causados pela ação antrópica.

Alunos do 6º ano interligados, formando uma teia. Dessa forma, a partir dos questionamentos sobre a importância de cada elemento na teia, foi possível aos alunos assimilar as consequências da extinção das espécies e os impactos ambientais causados pela ação antrópica no meio ambiente. 

Escola: EMTI São Roque
Turmas: 11, 21, 22, 31, 32, 41, 51, 61, 71
Número de alunos atendidos: 200
Bolsista envolvida: Luana Boeira
Parceiro: Professora Lisiane Souza
Data da atividade: 04/04/2016 até 30/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário