Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2016

INSERÇÃO DOS PEIXES NO AQUÁRIO

Depois de concluída a etapa da ciclagem, os peixes já podem ser inseridos, pouco a pouco, para que as bactérias recém estabelecidas.
A escolha dos peixes que foram colocados no aquário foi bastante criteriosa. Onde três fatores foram avaliados:
  • Capacidade do aquário: O tamanho do aquário irá limitar a quantidade e tamanho dos peixes a serem introduzidos.
  • Compatibilidade entre as espécies: Deve-se evitar a mistura de peixes dóceis com agressivos.
  • Resistência: Deve, portanto, procurar orientação quanto às espécies mais resistentes para a fase inicial de seu aquário.
       Na loja as estágiarias Jéssica e Raquel escolheram a seguinte espécie: Trichogaster lalius, que tem comprimento máximo de seis cm e podem apresentar várias colorações. A temperatura ideal para esta espécie é entre 22ºC a 28ºC.
Trichogaster lalius
Trichogaster lalius
 A loja  fornece embalagens onde os peixes podem permanecer por algumas horas, desde que seja introduzido oxigênio dentro do saco plástico, porém quanto menos tempo os peixes permanecerem na embalagem de transporte, melhor.
Quando chegamos à escola, esperamos os alunos virem até o aquário com a professora Lisiane para iniciarmos a inserção dos peixes no aquário. Antes eles precisam passar por uma fase de aclimatação, que consistem em deixar o saco plástico, fechado como saiu da loja, flutuar na água do aquário por cerca de quinze minutos para que a temperatura da água do saquinho se iguale a do aquário.
Após este tempo colocamos um pouco de água do aquário para dentro da embalagem de transporte e assim deixado dentro do aquário o saco ainda fechado por mais alguns minutos.
As luzes do aquário foram apagadas antes de adicionar os peixes, para que eles permaneçam calmos.
O último passo foi usar uma rede para pegar os peixe e colocá-lo no aquário. Isso evita contaminação da água da loja no aquário.
Após inseridos os peixes no aquário, foram passadas as instruções para o segundo grupo responsável pela manutenção do aquário nesta semana, que será de suma importância para a adaptação dos peixes.


Escola: EMTI São Roque 
Turma: 71
Número de alunos atendidos: 23
Bolsistas envolvidas: Jéssica Pozza e Raquel de Villa
Parceiros: Professora Lisiane Souza
Data da atividade: 27/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário