Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Aquário estabilizado - EMTI São Roque



     Chegamos ao final do primeiro semestre letivo de 2016 na Escola EMTI São Roque. Muito satisfeita com o trabalho de todas as bolsistas envolvidas, com dedicação, conseguiu-se deixar o aquário pronto e estabilizado para o uso e estudo dos alunos da Escola. Apesar do tempo um tanto curto, a montagem do aquário foi um sucesso!!

Aquário estabilizado.

      Nas últimas duas semanas foram inseridas duas espécies de peixes no aquário, além das Colisas que haviam sido colocadas anteriormente e também foi realizada a limpeza do filtro externo.
     Dentre as novas espécies estão dois cascudos, essenciais no ambiente aquático já que são animais detritívoros e ajudam a manter o equilíbrio da matéria orgânica no aquário. E também foram inseridos quatro exemplares de Barbo gema, que são peixes de cardume muito resistentes e pacíficos ao conviver com outras espécies.

Cascudo e Barbo Gema.

     Os dois grupos que fizeram o monitoramento do aquário nas últimas semanas foi o grupo Cascudo e o grupo Platy. 

 Grupo Cascudo.

     Por ser o final do primeiro semestre, questionei os alunos da turma 71 sobre o que estavam achando em cuidar do aquário. Eles prontamente disseram que estão gostando, achando legal e até deram nomes para os peixinhos. É muito interessante ver o empenho e curiosidade dos alunos em relação ao aquário. A cada nova espécie inserida, era possível notar o interesse dos alunos em relação à adaptação dessa espécie. As secretárias confessaram que eles comentam mais sobre os cascudos, já que possuem hábitos diferentes dos demais peixes por ficarem no fundo do aquário, sob as pedras ou fixados no vidro.
     Todos os alunos são bem atenciosos e seguiram as orientações muito bem em relação ao preenchimento da tabela de monitoramento.
    Neste próximo semestre pretende-se dar continuidade ao trabalho iniciado com o aquário, além de propor outras atividades com as demais turmas.


Escola: EMTI São Roque
Turma: 71
Número de alunos atendidos: 23
Bolsistas envolvidas: Raquel de Villa e Jéssica Pozza.
Parceiros: Professora Lisiane Souza.

Data das atividades: 05/07/2016 e 14/07/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário